fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

AMVAT discute estratégias de prevenção e apoio aos municípios em Assembleia Geral


Por Redação / Agora no Vale Publicado 13/10/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Prefeitos e autoridades se reúnem para elaborar planos de atuação frente a calamidades e ações de prevenção nas cidades do Vale do Taquari.

Santa Clara do Sul – A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) realizou, na última quarta-feira (11/10), uma assembleia geral focada em estratégias e ações para munícípios atingidos pela enchente de setembro e medidas de prevenção para futuras adversidades. O evento, que fez parte da programação oficial da Santa Flor + SF Summit, aconteceu em Santa Clara do Sul e contou com a presença de diversos prefeitos da região e autoridades estaduais.

O encontro, sob a presidência do prefeito de Estrela, Elmar Schneider, também contou com a valiosa participação do secretário Estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Peruchin. Peruchin informou que as famílias afetadas pela enchente receberão casas temporárias de 18 metros quadrados, gratuitamente. Os municípios, por sua vez, devem indicar ao Estado o número de imóveis a serem construídos e áreas adequadas para a implantação dos empreendimentos.

Fortalecimento da Defesa Civil Regional

A criação de um Comitê Central de Coordenação foi proposta pelo prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrauch, com o objetivo de aprimorar e fortalecer a atuação da Defesa Civil, sobretudo em situações calamitosas como as enchentes de setembro. O comitê proposto englobaria uma equipe técnica especializada em diversas áreas, como meteorologia e hidrologia, além de uma área dedicada à comunicação e relações públicas para gerenciar a comunicação com o público e a imprensa.

Parceria e Apoio Estadual na Pauta

Propostas para ampliar o auxílio aos municípios com Estado de Calamidade reconhecido foram apresentadas e aprovadas durante a assembleia. Elas serão encaminhadas ao governador Eduardo Leite e incluem pedidos para que o Estado financie desapropriações de áreas para construção de unidades habitacionais e disponibilize recursos do Programa Pavimenta para recuperar infraestrutura urbana e contrapartida das prefeituras.

“Reconhecemos todos os esforços que o Governo do Estado tem feito para auxiliar as comunidades atingidas pela enchente que assolou nossa região, mas diante das enormes dificuldades enfrentadas pelos municípios, estas ações são de fundamental importância para a sua recuperação”, ressalta o documento aprovado na assembleia.

Próximos Passos

A AMVAT realizará uma nova assembleia no dia 19 deste mês, em Fazenda Vilanova, como parte da programação oficial da ExpoFaz 2023. O evento busca continuar os diálogos e estratégias voltadas para prevenção e atendimento rápido e eficiente aos municípios em casos de calamidades.