Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Alunos de engenharia visitam obra da ponte da ERS-030, em Lajeado


Por Redação Publicado 21/03/2025
Ouvir: 00:00
ponte RS 130 – Divulgação EGR (1)

Estudantes do curso de engenharia da Universidade do Vale do Taquari (Univates) visitaram nesta quinta-feira (21), a obra da ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio. Os 20 alunos acompanhados por três professores conheceram o canteiro de obras e acompanharam a conclusão do lançamento das vigas sobre a estrutura. O diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacôr, explicou aos estudantes o projeto, as etapas e o cronograma de trabalho. 

A engenheira civil Rebeca Schmitz, professora da Univates e mestre em pontes, foi a organizadora da visita. Ela ressalta que a iniciativa visa permitir aos alunos a oportunidade de uma visão técnica sobre o assunto que mexe com a comunidade da região. “Como cidadão entendo que o tempo de construção parece longo, mas se avaliar a complexidade desde o projeto, o fato de nada da estrutura antiga poder ser aproveitada, a gente pode considerar que está sendo feita em tempo recorde. Várias atividades estão sendo feitas ao mesmo tempo para tentar entregar o quanto antes. Como técnica me parece que a obra está andando muito bem: é um sistema estrutural robusto com muitas diferenças da ponte antiga, mas porque sofreu atualização de engenharia”. 

ponte RS 130 – Divulgação EGR (2)

A Professora Carolina Becker Porto Fransozi, coordenadora do curso de engenharia, lembrou que o assunto “pontes” foi o escolhido para a aula inaugural do curso neste semestre devido a importância da reconstrução de estruturas desde as enchentes de 2024. 

Além da conclusão desta etapa, as equipes da EGR avançam com o içamento das lajes pré-moldadas com guindastes. Após a colocação das lajes em cada vão, as equipes começam imediatamente a concretagem e o nivelamento da estrutura, garantindo o avanço da obra. Ao todo, 24 vigas sobre a ponte já foram posicionadas com a utilizando uma treliça.