fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Alunos conhecem Sala de Situação de Estrela e tiram dúvidas sobre monitoramento do Rio Taquari

Estudantes do Colégio Martin Luther foram primeiros a participar de projeto que pretende aproximar população dos procedimentos adotados durante situações de crise, entre elas as enchentes   


Por Redação Publicado 27/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
Defesa Civil Sala Situação visita alunos agoranovale-lajeado (3)

Nesta quinta-feira (27), alunos do Colégio Martin Luther visitaram a Sala da Situação de Estrela, o centro de monitoramento que está instalado junto à Defesa Civil municipal e visa dar apoio aos momentos de crise onde equipes de segurança e sociais precisam interceder na gestão das crises de emergências. Entre estes nos períodos de cheias, onde a Sala de Situação já foi utilizada nas últimas ocorrências climáticas e obteve excelente retorno, visto que em Estrela, por exemplo, mesmo com enchentes mais graves não foram registrados óbitos.

A visita teve como objetivo esclarecer junto aos estudantes do 5º, 6º e 8º anos dúvidas trazidas pelos mesmos e passar informações detalhadas sobre o trabalho da Defesa Civil e os sistemas de monitoramento hidrometeorológico. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as tecnologias empregadas no monitoramento dos níveis do rio e das condições meteorológicas, fundamentais para prever enchentes e outros desastres naturais, como até mesmo os períodos de estiagem. Através da explanação dos profissionais, os alunos puderam ter uma ideia mais didática de como é feito o monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari, e deste em Estrela. Experiências foram relatadas e a importância da prevenção e da rápida resposta às situações de risco foram detalhadas.

Defesa Civil Sala Situação visita alunos agoranovale-lajeado (2)

 “Estes momentos de interação e integração entre a população e as equipes de trabalho são importantes dentro do processo de sanar dúvidas referentes a temas como cotas de inundação e outros alertas e procedimentos que são tomados. Eram coisas que talvez até pouco tempo atrás eram mais raras, mas que por tudo que vem ocorrendo se tornaram mais comuns e necessárias serem esclarecidas”, destaca o coordenador da Defesa Civil, Lindomar de Freitas.    

Defesa Civil Sala Situação visita alunos agoranovale-lajeado (1)

Mais visitas

Visitas de outras turmas e demais escolas devem ocorrer mais rotineiramente a partir de então no desenvolvimento do projeto que visa estes esclarecimentos e a aproximação da população para com os serviços prestados. Agendamentos podem ser realizados pelo telefone 3981-1174 ou 99876-1430.

Vale destacar que a Sala da Situação de Estrela é um projeto inovador que visa aumentar a segurança e a preparação da comunidade frente a eventos climáticos e hidrológicos. A mesma vem sendo equipada com novos aparelhos, e inclusive já está em funcionamento, em fase de testes, um novo sistema de monitoramento do Rio Taquari, que caso seja aprovado será ampliado, trazendo informações ainda mais exatas, pontuais e momentâneas.

______________________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli/AI Estrela #agoranovale

Fotos: Defesa Civil/Governo de Estrela