fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Adrenalina do skate downhill retorna a uma das ladeiras mais rápidas do mundo


Por Redação / Agora no Vale Publicado 10/05/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Askavata Teutônia Pro 2019 ocorre de 24 a 26 de maio, na descida da Linha Harmonia. Grandes nomes do downhill nacional e internacional devem novamente marcar presenças

Nos dias 24 a 26 de maio, Teutônia voltará a ser sede de uma das principais competições de skate downhill do mundo. É o Askavata Teutônia Pro 2019 na a ladeira-mãe, como é carinhosamente chamada a descida da Linha Harmonia, marcando o retorno do percurso ao calendário de competições nacionais. A organização do evento é da Associação dos Skatistas do Vale do Taquari (Askavata) e conta com o apoio da Prefeitura de Teutônia, através da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer.

A adrenalina é a marca forte do evento, afinal, “é onde o filho chora e a mãe não vê”, como definem os próprios competidores ao descer a ladeira da Linha Harmonia, das ladeiras mais rápidas do mundo. Considera monstruosa rápida e, até, insana, com asfalto perigoso, cada descida promete um espetáculo à parte. Cada bateria terá dois atletas descendo ao mesmo tempo, chegando a velocidades superiores a 120 km/h.

A competição terá as seguintes categorias: Downhill Open, Downhill Feminino, Downhill Master 35+, Downhill Grand Master 40+, Luge, Inline, Dirt Surf e Sled, além do Amador 1 e 2. As categorias Amador, Master 35+, Grand Master 40+, Feminino, Luge e Sled serão seletivas para a final do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira dos Skatistas (CBSK). O evento também é válido para o ranking da Federação Gaúcha de Skate.

A estimativa é reunir em torno de 120 a 150 competidores, de mais de 10 países. A presença do atual bicampeão Tiago Gomes Lessa já está confirmada. Outros nomes esperados são Douglas Dalua, Guto Negão, Bernardo Brambila, entre inúmeros outros. “Evento está sendo muito comentado e badalado fora e dentro do país”, afirma o presidente da Askavata, Carlos Arend, mais conhecido como Dida.

Segundo Dida, a expectativa é de que o evento deste ano seja o maior já realizados em Teutônia. “As pistas normalmente são em curva, com alta velocidade, o que exige a técnica do drift. Em Teutônia não temos muitas curvas, mas, a história e a velocidade que a lomba impõe são o chamariz para muitos participantes. É uma das lombas que mais impõe respeito, pois é dificuldade de nível 10. Então, descer a ladeira de Teutônia é superar todos os limites. É a adrenalina ao máximo, algo que se consegue só em Teutônia”, coloca.

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, receber um evento deste porte é motivo de orgulho para Teutônia e reforça a tradição iniciada há alguns anos na Linha Harmonia. “Recebemos atletas de todo o Brasil e de outros países, que, consequentemente, divulgam a nossa cidade. Além disso, os participantes oportunizam ao público um verdadeiro espetáculo de velocidade e adrenalina”, frisa.

Conforme o secretário interino de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Jean Marcos Galvão, o evento promete, novamente, movimentar o município. “É um evento que movimenta rede hoteleira, o comércio, enfim, toda a cidade. Além disso, temos toda a repercussão que o evento gera. Se Teutônia é conhecida internacionalmente, muito se deve a este evento”, salienta.

O dia 24 de maio será dedicado para os treinos livres. Já no dia 25 serão realizadas as tomadas de tempo. E no dia 26, ocorre a competição, quando haverá cobrança de ingresso a R$ 2,00 ou um quilo de alimento não perecível, que serão arrecadados em prol do Hospital Ouro Branco. Durante os treinos livres, tomadas de tempo e as baterias da competição, o trânsito na estrada asfaltada da Linha Harmonia será bloqueado. O evento contará com a locução das baterias, praça de alimentação e show com a Banda Karna. Em caso de chuva, o evento ocorre normalmente, porém com pista diminuída.

CRONOGRAMA ASKAVATA TEUTÔNIA PRO 2019
>>> Dia 24 de maio, sexta-feira
8h: Início das inscrições e check-in dos equipamentos
10h: Reunião com atletas, fechamento da via para trânsito e inicio dos treinos livres
12h: Término das inscrições, parada para almoço e liberação da via
13h30min: Fechamento da via e reinício dos treinos livres
18h: Término dos treinos livres e liberação da via para o trânsito

>>> Dia 25 de maio, sábado
8h: Fechamento da via e treinos livres
9h: Início das tomadas de tempo
12h: Parada para almoço e liberação da via
13h30min: Fechamento da via e reinício das tomadas de tempo
17h30min: Término tomadas de tempo
17h45min: Liberação da via para o trânsito

>>> Dia 26 de maio, domingo
8h: Fechamento da via e treinos livres
9h: Início das baterias de dois atletas
12h: Parada para almoço
13h30min: Reinício das baterias
17h: Término do campeonato
17h30min: Premiação
18h: Liberação da via para o trânsito


CRÉDITOS DO TEXTO: Édson Luís Schaeffer