fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Acesso a serviços de saúde auxilia e tranquiliza população atingida ou não pela enchente em Estrela

Serviços essenciais de apoio como o Hospital de Campanha seguiram sendo oferecidos mesmo em meio aos momentos mais críticos da maior enchente da história de Estrela e Estado


Por Redação Publicado 16/05/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
Hospital de Campanha Sesi Estrela – Angeli (8) – agoranovale-lajeado

Ruas alagadas e interrompidas. Postos de saúde e farmácias atingidas, assim como alguns serviços do Hospital Estrela. O Pronto Atendimento (PA+), que atende a população 24h, também ficou totalmente alagado. Situações que chegaram ao extremo na noite do dia 02 de maio com o pico das águas em Estrela e região. 

Hospital de Campanha Sesi Estrela – Angeli (7) – agoranovale-lajeado

Ainda assim, medidas rápidas foram tomadas pela Administração Municipal de Estrela para garantir o acesso da população, desabrigada e não, a serviços básicos de saúde, tanto nas unidades públicas, como também em atendimentos diretos de equipes realizados nos abrigos e locais de inundação.

Um dos exemplos desta estrutura é o Hospital de Campanha, que contribuiu e ainda auxilia muito nesta operação. Dezenas de atendimentos são realizados diariamente, das 7h às 20h, na unidade montada junto ao Sesi, em parceria com este. O local também serve de base de transporte de materiais para doações a serem distribuídos; medicamentos; pacientes e médicos. No local, são realizados atendimentos médicos de baixa e média complexidade, ambulatorial e emergencial. O ponto também está servindo de apoio para os mais de cem profissionais envolvidos.

Hospital de Campanha Sesi Estrela – Angeli (5) – agoranovale-lajeado

Sem nada a reclamar

Richard Garcia (25) e a namorada Maiara Weiss (24) procuraram o serviço por dois dias seguidos. “Não fomos atingidos pela enchente, mas auxiliamos muita gente e nesse vai e vem em meio à chuva, locais alagados, fiquei com febre e amigdalite. Muito bom o atendimento”, diz Garcia. “Em outras situações iríamos no PA +, onde o serviço é muito bom também. Mas aqui ocorreu melhor do que imaginávamos para uma situação como esta. Foram rápidos e muitos atenciosos”, reitera.

Hospital de Campanha Sesi Estrela – Angeli (6) – agoranovale-lajeado

 Diversas idades

Enquanto uns fazem soro, outros descansam um pouco em macas para maior avaliação. Simone de Castro (48) procurou o serviço com a mãe, Maria Caye (81). A filha está com forte lesão no braço, resultado também do esforço dos últimos dias com limpeza e mudanças. A mãe, com febre. “Viemos para cá para deixar serviços como do Hospital para pessoas em casos que acreditamos que sejam mais graves. Mas não podia ser melhor. Fomos muito bem recebidos, atendidos”, frisa Simone. A mãe, mesmo talvez até estranhando um pouco ser atendida por pessoas de fardas e em espaço um pouco inusitado, não deixa de atestar. “Muito bom. Queridos!” E o serviço é para pessoas de todas as idades. Endrick José Rocha Soares tem apenas 17 dias. O menino que nasceu em meio ao turbilhão da enchente está um pouco febril. O chiado no peito assustou a jovem mãe e a vó. Mas o menino logo foi atendido e o resultado deixou a todos mais tranquilos.

Hospital de Campanha Sesi Estrela – Angeli (9) – agoranovale-lajeado

Outros

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ampliou os horários e frentes de atendimento psicológico e emocional para pessoas atingidas pela enchente, desabrigadas, assim como trabalhadores e envolvidos nas frentes de auxílio. Voluntários de saúde realizaram diversos serviços nos abrigos e bairros mais afetados. Nesta quarta (15), equipes de Blumenau, que auxiliam Estrela, realizaram trabalho de “gestão de stress” com os Gestores da Saúde que estão em atendimento à população.

Hospital de Campanha Sesi Estrela – Angeli (6) – agoranovale-lajeado

Também nos abrigos, iniciou hoje a vacinação contra a Influenza.

O Posto de Saúde do Bairro Boa União funcionará em regime de plantão neste sábado (11) e domingo (12), das 7h às 17h.   

______________________________________________

Texto: Rodrigo Angeli/AI Estrela #agoranovale

Fotos: Rodrigo Angeli/Governo de Estrela (hospital) e saúde/Governo de Estrela (demais)