fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

95 pacientes perderam quase mil quilos em projeto da Univates


Por Redação / Agora no Vale Publicado 10/04/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Grupo de 95 pacientes do Ambulatório de Nutrição da Univates teve início há 2 anos

Pensando em criar algo que fosse didático e visual para que os pacientes do Ambulatório de Nutrição da Univates pudessem ter a real dimensão dos progressos conquistados, a nutricionista e coordenadora do Ambulatório de Nutrição da Univates, Franciele Machado Wermann, criou o que chamam de dinâmica das bolinhas, que potencializou que 95 pacientes perdessem quase mil quilos desde o início de 2018, quando a ideia foi lançada. Conforme Franciele, a iniciativa auxilia os participantes a perceberem sua evolução no tratamento.

“Temos um vidro com bolinhas de isopor. Cada bolinha equivale a um quilo eliminado. A cada consulta atualizamos o progresso do paciente e, de forma simbólica, valorizamos seu esforço”, conta Franciele. Essa é uma atividade que acontece junto dos atendimentos nutricionais e faz parte do tratamento. Quando o paciente inicia o processo de aumento ou de redução de peso, a nutricionista responsável avalia se a dinâmica será benéfica e, em caso positivo, o convida a participar. “Os pacientes acolheram muito bem a ideia, inclusive estimulando um ao outro a colocar mais bolinhas no pote”, declara a coordenadora do Ambulatório.

A nutricionista afirma que a obesidade é um problema de saúde pública que está crescendo cada vez mais, o que contribui para que surjam muitas doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e hipertrigliceridemia. “O projeto é centrado em estimular a redução de peso para os que necessitam e o aumento para os que estão desnutridos. Com isso a saúde geral melhora muito, assim como o prognóstico de doenças e o bem-estar do indivíduo”, explica.

Roberta da Silva, uma das pacientes do Ambulatório de Nutrição que participa da dinâmica, revela que participar desse projeto mudou sua vida. Antes de iniciar o tratamento, em setembro de 2018, sua rotina era ficar em casa, comendo muito o dia todo, e não praticar exercícios. Agora, com o tratamento, acorda cedo, faz caminhada por uma hora, cuida da sua alimentação e tem uma rotina de exercícios físicos. Nos 18 meses em que participa da dinâmica das bolinhas, ela já eliminou 67 kg, sendo o maior número de bolinhas colocadas no vidro entre todos os pacientes do projeto, o que a torna a paciente que mais perdeu peso entre os 95 participantes. “Quando eu coloco uma bolinha lá dentro fico muito feliz, porque representa um quilo a menos, o que significa que meu sonho de emagrecer está acontecendo”, comemora.

As 95 pessoas que participam da dinâmica são pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Taquari (Consisa), alunos e funcionários da Univates que compareceram em consultas com a nutricionista. Franciele explica que os atendimentos são individuais. “Inicialmente aplicamos uma anamnese completa, com avaliação nutricional e questões sobre rotina, hábitos e história clínica, depois é realizado um plano de tratamento com plano alimentar e orientações”. Quando os pacientes retornam, normalmente depois de 15 dias, é trabalhada a adesão ao tratamento, com atividades de educação nutricional e acompanhamento do peso e dos sinais vitais.

A dinâmica criada pela nutricionista completou dois anos em março e continuará enquanto os pacientes estiverem estimulados e interessados em participar. Quando a meta de mil quilos for alcançada, o Ambulatório de Nutrição planeja organizar uma ação para marcar a conquista. “Não decidimos ainda, mas pensei em fazer uma campanha de doação de roupas, calçados, produtos alimentícios e de higiene some uma quantidade equivalente aos quilos eliminados, para ter mais noção de quantidade e ainda fazer uma ação social”, revela Franciele.

por Matheus Giovanella Laste