Vale do Taquari registra recebimento sementes misteriosas


Consumidores de Lajeado e Dois Lajeados relatam terem recebido encomendas com pacotes com as sementes desconhecidas
As sementes misteriosas que têm origem desconhecida e já têm relatos de recebimento em 23 estados do Brasil chegaram ao Vale do Taquari. Pelo menos dois registros – um em Lajeado, que é do mês de maio, e outro, do município de Dois Lajeados, na última sexta-feira. Ambos consumidores teriam feito pedidos de produtos pela internet, e junto de suas encomendas receberam os pacotes com sementes, supostamente vindas da China.
Autoridades sanitárias dos municípios e da Emater/Ascar-RS, orientam consumidores que receberem as sementes suspeitas, devem encaminhar os materiais às autoridades municipais, sem abrir os pacotes ou embalagens que envolvem os produtos suspeitos. Outra orientação é não jogar no lixo estes produtos desconhecidos.
De acordo com o Ministério da Agricultura, até a última sexta-feira, eram 199 registros de recebimento de sementes sem origem determinada, em 23 estados brasileiros. A orientação é que os consumidores não abram embalagens e procurem as autoridades sanitárias para entregar os materiais sem origem comprovada.