Serviço por mensagens oferece apoio psicológico a atingidos pela enchente
Um novo serviço de apoio psicológico via mensagens de texto foi lançado para ajudar as pessoas afetadas pela enchente de maio no Rio Grande do Sul. Desenvolvido pela PUCRS, o projeto visa reduzir os casos de depressão e ansiedade deixados pelo desastre.
Os interessados podem acessar o projeto através de um link (clique aqui), onde devem preencher um questionário sobre sua saúde mental e a experiência da enchente. Após a inscrição, os participantes recebem diariamente, durante três meses, mensagens baseadas na terapia cognitivo-comportamental, abordando autocuidado, apoio emocional e resiliência.
O programa, que já teve sucesso durante a pandemia, registrou mais de 70 mil inscrições anteriormente, resultando em melhorias significativas na saúde mental dos participantes.
Christian Kristensen, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse da PUCRS, enfatiza que, embora o projeto ofereça suporte, ele não substitui a assistência profissional para aqueles em sofrimento psicológico grave.