fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Cabeçalho_Agora01
  • Banner_Inspiração-Cacis_Agora-no-Vale_728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Jovens participam de curso em Teutônia sobre educação financeira e gestão de propriedades rurais


Por Redação / Agora no Vale Publicado 16/09/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
emater

Discutir educação financeira, cooperativismo, associativismo, crédito rural, contabilidade agrícola, empreendedorismo e outros temas ligados a questões econômicas. Este foi um dos objetivos do terceiro módulo do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, que foi realizado entre quarta e quinta-feira (11 e 12/09), em Teutônia. Com o apoio de representantes da Cooperativa Sicredi e do Sebrae/RS, a equipe de extensionistas da Emater/RS-Ascar propôs uma série de reflexões com a turma, tendo como tema central a gestão das propriedades rurais.

A ideia neste módulo, de acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Maicon Berwanger, foi possibilitar esse olhar mais amplo sobre as operações financeiras que envolvem uma propriedade rural, o que também lhes permitirá tomadas de decisão mais seguras, claras e de acordo com a sua realidade. “Nesse sentido tem importância, em um contexto de mudanças constantes, uma abordagem sobre orçamento familiar, os ganhos e os gastos, o fluxo de caixa e o planejamento, assim como o controle de finanças”, salienta Berwanger, afirmando ainda que a lógica é olhar para o futuro, a partir das possibilidades existentes no presente.

Como parte do módulo, também foi realizada visita técnica à propriedade da agricultora Jaíne Sprandel, da localidade de Linha São Jacó, em Teutônia. No local, os cursistas puderam conferir na prática os assuntos discutidos nesta etapa, tomando por base a experiência de outra jovem, que trabalha com bovinocultura de leite, mas sem abrir mão de aspectos totalmente conectados à lida do campo, como o contato com a natureza, a produção de alimentos e a qualidade de vida. “Aqui, a gente deu um passo de cada vez, fazendo os investimentos necessários, sem atropelos”, explica Jaíne.

De forma complementar, a mãe da jovem, dona Fridolina, recordou a evolução paulatina da propriedade, como um processo que contou com o aporte de políticas públicas como a Chamada do Leite, operacionalizada pela Emater/RS-Ascar uma década atrás, o acesso ao crédito rural e a permanente busca por conhecimentos em cursos e em trocas com os agricultores. “É importante ter em mente que as coisas não serão de um dia para o outro e que, de fato, não é necessário haver atropelo”, pontuou Jaíne que hoje trabalha com 22 vacas em lactação, contra as seis que integravam o plantel em 2014.

Para o jovem Mathias Mollmann, da localidade de Linha Rosenthal, em Imigrante, a capacitação tem sido uma ótima oportunidade para troca de conhecimentos e para pensar a propriedade como um todo. De família de citricultores, Mollmann já estuda a possibilidade de implantação de um sistema de irrigação no pomar, o que em tempos de instabilidade climática pode contribuir para minimizar perdas na safra. “Muitas vezes são pequenos detalhes na gestão da propriedade que podem representar um ganho”, analisa o cursista, que pretende seguir o trabalho dos pais com a produção de laranjas e bergamotas.

Ainda no terceiro módulo, foram discutidas políticas públicas como o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o crédito fundiário e os programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA). “O que se buscou foi apresentar alternativas para os jovens, seja de trabalho coletivo, de investimentos ou de organização”, aponta a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira, destacando ainda que a qualificação procura desenvolver aptidões dos jovens, assessorando-os na elaboração, implantação e execução de projetos de atividades agropecuárias.

Participam da capacitação, jovens de Salvador do Sul, Colinas, Imigrante, Westfália, Sério, Paverama, Ilópolis e Taquari. Além da Emater/RS-Ascar e da cooperativa Sicredi, apoiam a iniciativa a cooperativa Certel e o Colégio Teutônia. O próximo módulo está marcado para os dias 08, 09 e 10 de outubro, ocasião em que serão abordadas oportunidades e soluções para a agricultura familiar. “A intenção é apresentar alternativas em sistemas de produção vegetal e animal, como forma de estimular os jovens para além daquilo a que estão habituados em suas rotinas”, finalizou Berwanger.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald