fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Inaugurado novo pavilhão da Cooprova em Venâncio Aires

Espaço é destinado à comercialização de produtos da agricultura familiar


Por Redação Publicado 26/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
Cooprova Venâncio Aires

Na tarde desta quarta-feira, 26, foi realizada a entrega oficial do pavilhão da Cooperativa dos Produtores Rurais de Venâncio Aires (Cooprova). O local, instalado anexo a estrutura da cooperativa no Acesso Dona Leopoldina, tem por objetivo a comercialização de produtos da agricultura familiar, e ampliará a capacidade em atender às necessidades dos agricultores.

Na presença da diretoria da entidade, produtores rurais associados e convidados, o prefeito Jarbas da Rosa, destacou a importância do local para a realização do trabalho da agricultura familiar. “Não se parou por aqui e é assim que tem que trabalhar. O trabalho, para que seja realizado, começa lá nas estradas do interior, e para quem é da roça, para quem conhece da dificuldade como eu que venho do interior e caminho pelo nosso interior do município sabe muito bem o que é estrada e o trabalho que dá para recuperar. Estamos trabalhando intensamente, mas temos que pensar pra frente, para o futuro, e vamos vencer juntos. Levar uma alimentação saudável para todos, alimentação de qualidade e levar desenvolvimento econômico e fortalecimento para a nossa agricultura familiar. É desta maneira, com políticas públicas que realmente vamos mudar a vida das pessoas. Parabéns a Cooprova e parabéns a agricultura familiar de Venâncio Aires”, destacou o prefeito.

Atualmente, a cooperativa tem 230 associados, e conta com espaço para as feiras dos produtores com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de entrepostos de ovos. De acordo com a presidente da Cooprova, Mônica Moraes, o pavilhão veio em boa hora para aumentar o espaço físico da cooperativa. “A construção desse pavilhão é a concretização de um sonho que iniciou em 2016, quando o prefeito era Airton Artus. Nós estávamos em um espaço precário para a gente trabalhar, muito complicado, e o que a gente queria? Queríamos um espaço amplo para trabalhar. Então em 2017 viemos para este prédio onde antes era a escola Alfredo Scherer, e desde então com a união dos associados, da diretoria, e de todos que ajudaram estamos hoje realizando a inauguração. Agradecer porque era um sonha que tínhamos e hoje recebemos esse novo pavilhão, um novo espaço para trabalhar e que veio em boa hora, tendo em vista que a cooperativa está crescendo muito”, explicou a presidente da Cooprova.

A inauguração do espaço consolida um novo momento, especialmente diante dos impactos causados pós-enchente. “Mais que merecido esse novo espaço para a Cooprova. A parceria é muito importante para justamente o Município conseguir fazer ações como esta, e atender tantas pessoas que são beneficiadas neste local. É a entidade que viabiliza o alimento do agricultor para a mesa da nossa sociedade. Muitas famílias são atendidas pelo PAA, e estudantes são contemplados nos educandários com alimentos de qualidade. Um lugar adequado para receber, para acondicionar os alimentos, para acomodar os caminhões, e incentivar a agricultura que está passando por um momento difícil. Parabéns a todos que foram parceiros desse projeto”, salientou o secretário do Desenvolvimento Rural, Gustavo Von Helden.

A obra do espaço conta com 241,86 metros quadrados (m²), e foi realizada pela empresa Construsil Construtora Ltda, com investimento de R$ 524.598,19, com recursos próprios do município e emenda do deputado federal Marcelo Moraes (PL). Após os pronunciamentos, houve o descerramento da fita e da placa inaugural. E em seguida, associados da cooperativa e demais participantes do evento conheceram o novo pavilhão.