Estado nomeará novos professores aprovados em concurso de 2023


O governo do Estado recebeu, na última quarta-feira (15), a lista atualizada dos aprovados no concurso para professores da rede estadual do Rio Grande do Sul, realizado em 2023. A atualização foi feita após um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que identificou um erro administrativo na interpretação do cálculo da linha de corte dos aprovados. Inicialmente, o Instituto AOCP, responsável pela organização do certame, havia considerado a pontuação da prova de títulos no cálculo da linha de corte, o que foi corrigido pela PGE.
A avaliação de títulos, segundo a procuradoria, deve ser utilizada apenas para definir a ordem de classificação, não para determinar a linha de corte.
Com a correção, 2.326 candidatos obtiveram nota suficiente nas provas objetiva e de redação para serem convocados para a prova de títulos. Desses, 1.542 foram nomeados, enquanto 784 permanecem na lista de aprovados, podendo ser chamados conforme a necessidade da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
Após o recebimento da lista corrigida, a Seduc iniciou a análise e as revisões jurídicas do material. Embora ainda não tenha sido definida uma data para os próximos passos, a previsão é de que, concluída essa avaliação, seja apresentado um cronograma com o número de candidatos aptos para nomeação. A expectativa é de que os novos professores sejam nomeados e comecem a atuar no início do ano letivo, previsto para começar no dia 10 de fevereiro.
A Seduc também emitiu uma nota informando que, em dezembro, solicitou a atualização da lista com base no parecer da PGE, e que, após as revisões jurídicas, será possível divulgar o cronograma definitivo e o número de nomeações, que deverão ocorrer antes do início das aulas.