Cinco municípios do RS suspendem aulas devido ao calor


Cinco municípios da Região Sul do Rio Grande do Sul suspenderam as aulas na rede municipal de ensino entre esta quinta-feira (6) e sexta-feira (7), devido à onda de calor e alta umidade que afeta todo o Estado. As cidades de Pelotas, Rio Grande, Capão do Leão, São José do Norte e Turuçu tomaram a medida para proteger os alunos do intenso calor.
Em Pelotas, a suspensão das aulas foi determinada por meio de decreto, considerando a previsão de sensação térmica de 39ºC nesta quinta e 38ºC na sexta. Essa é a primeira vez que as aulas são interrompidas desde o início do ano letivo, em fevereiro. Mais de 26 mil alunos são afetados pela medida.
Em Rio Grande, a decisão foi tomada em conjunto com as diretorias das escolas, após a constatação de que algumas unidades não estão preparadas para enfrentar o calor extremo. A sensação térmica na cidade também chega a quase 40ºC, resultado da combinação da alta umidade com a onda de calor. A rede municipal de Rio Grande conta com cerca de 20 mil alunos.
As aulas nos cinco municípios estão previstas para retornar na segunda-feira (10), quando a temperatura deve cair para abaixo dos 25ºC, segundo a previsão do Climatempo. Apenas Turuçu informou as datas de reposição: nos dias 21, 22 e 23 de julho. Em Turuçu, as aulas foram suspensas já na Quarta-feira de Cinzas, devido ao calor intenso.