fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Abrace o Bem: intercooperação leva solidariedade ao povo gaúcho

Mobilização de cooperativas e comunidades catarinenses alcança donativos às famílias atingidas pelas cheias


Por Redação Publicado 24/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
doações cooperativas enchente – agoranovale-lajeado (3)

Um grande exemplo de intercooperação, voluntariado e empatia. Assim pode ser definida a ação comunitária Coopera Rio Grande do Sul, realização do Núcleo de Cooperativas da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (Acismo), com o apoio das cooperativas Sicoob, Alfa, Unimed, Sulcredi, Cooperoeste, Sicredi, Uniprime, Cresol, Transpocred e Unicred, além das três organizações do Lions Clube em São Miguel do Oeste.

Alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal estão sendo arrecadados em benefício dos gaúchos atingidos pelas cheias. No primeiro sábado de mobilização a ação já arrecadou mais de cinco toneladas de donativos. A campanha segue até o fim do mês de junho com diversas iniciativas que integram as atividades do Dia C de Cooperar na cidade catarinense, evento que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo anualmente no primeiro sábado do mês de julho. Inclusive, todas as agências do Sicoob São Miguel e do Sistema Sicoob SC/RS estão mobilizadas com as ações pelo Dia C, por meio da campanha Abrace o Bem, com diversas atividades que focam, principalmente, a solidariedade ao povo gaúcho, arrecadando donativos e adquirindo cestas básicas.

doações cooperativas enchente – agoranovale-lajeado (2)

As doações estão sendo repassadas ao Sistema Ocergs (Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul). O Sicoob São Miguel organizou essa logística de entrega dos mantimentos, que estão sendo levados até o centro de distribuição da entidade gaúcha na cidade de Canoas, junto a Cooperlíquidos, na região metropolitana.

No local, voluntários recebem os materiais e organizam todas as doações em kits, os quais são direcionados às famílias em dificuldade em virtude das enchentes, conforme suas necessidades específicas.

Gratidão

“Agradecemos a todos os envolvidos e todos que têm doado, multiplicando a solidariedade. Aqui no centro de distribuição recebemos os donativos, separamos, organizamos e levamos até as pessoas que fizeram suas solicitações. Tudo isso só é possível graças ao voluntariado da comunidade que está doando. Precisamos continuar com essa corrente do bem, que faz toda a diferença para que a gente multiplique esta rede de cooperação, impactando muitas vidas”, agradece, visivelmente emocionada, a coordenadora de Ensino e Pesquisa da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop), Paola Richter Londero.

Continuidade

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, reforça a necessidade de manutenção da mobilização pelos gaúchos. “É fundamental que busquemos, cada vez mais, que essa mobilização se mantenha constante, uma vez que o problema não está resolvido, há muito por ser feito em termos de limpeza, de reconstrução, muitas pessoas ainda estão fora de suas casas, e precisamos do apoio de todos. Agradecemos, de coração, o envolvimento das cooperativas, que estão enviando donativos e mobilizando suas comunidades para auxiliar. O sistema cooperativo tem mostrado sua capacidade de resiliência e de cooperação, um exemplo de intercooperação”, conclama.

Coopera RS

O Coopera RS liderado pela Ocergs é um movimento com foco em arrecadações para os afetados pela catástrofe climática no Estado. Além das doações das cooperativas do Rio Grande do Sul, recebe doações de todas as unidades estaduais, bem como de cooperativas e instituições de todo país.

No centro de distribuição de Canoas a entidade articula a logística de entrega e recebimento de doações, monitorando os pedidos de doações em cada região, com atualizações semanais das demandas.

Desde o início da mobilização, o Coopera RS já beneficiou mais de 10 mil pessoas, 400 abrigos e entidades beneficentes; recebeu mais de 300 toneladas de produtos de limpeza, 920 toneladas de alimentos, 25 mil peças de roupas, 20 mil litros de água, 500kg de ração para pets, 1,2 mil colchões, 500 travesseiros, 10 mil cobertores e mil pacotes de fraldas.

Mais informações sobre a campanha, sobre como ajudar e quais são as necessidades de cada região, podem ser conferidas no site oficial www.somoscooperativismo-rs.coop.br/cooperars#como-ajudar

—————————————————————-