Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Lula promete resposta caso Trump resolva taxar produtos brasileiros


Por Redação / Agora no Vale Publicado 30/01/2025
Ouvir: 00:00
Captura-de-Tela-391
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / CP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (30), que o Brasil adotará medidas de reciprocidade caso o recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumpra sua promessa de taxar produtos brasileiros.

“Se ele taxar, haverá reciprocidade do Brasil com os produtores brasileiros, não tem nenhuma dificuldade”, declarou Lula durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto.

O petista também comentou sua relação com Trump, revelando que enviou uma carta ao governo norte-americano desejando “boa governabilidade” ao republicano. “O Trump foi eleito para governar os EUA, eu mandei uma carta para ele desejando que ele governe os Estados Unidos. Não me preocupar se ele vai brigar, ele tem que respeitar a soberania dos outros países, civilidade”, disse o presidente brasileiro.

A possível imposição de tarifas por parte dos EUA poderia impactar setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio e a indústria siderúrgica, que têm nos Estados Unidos um dos principais mercados de exportação. Caso as tarifas sejam implementadas, o governo brasileiro deverá adotar medidas semelhantes, o que pode intensificar as tensões comerciais entre os dois países.

A equipe econômica do governo Lula segue acompanhando os desdobramentos da política externa norte-americana para definir estratégias caso a taxação se confirme.