PESQUISA: Schneider e Valmor lideram disputa pela Prefeitura de Estrela


Levantamento da Index Instituto de Pesquisas foi realizado de 19 a 21 de outubro, com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Há 22 dias das eleições municipais, pesquisa eleitoral feita pela Index Instituto de Pesquisas mostra que a corrida para a disputada ao cargo de Prefeito de Estrela está acirrada. O ex-secretário de Saúde Elmar Schneider e o vice-prefeito Valmor Griebeler lideram a disputa e estão tecnicamente empatados com 28,2% das intenções de voto. Schneider também lidera o topo como o menos rejeitado entre os sete candidatos.
O levantamento foi realizado entre os dias 19 e 21 de outubro de 2020 para o Jornal Agora no Vale. A Index Instituto de Pesquisas ouviu 600 eleitores residentes em Estrela de ambos os sexos, diferentes faixas etárias, graus de escolaridade e renda familiar. O objetivo é investigar a intenção de votos para prefeito. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%.
Pesquisa Induzida e Espontânea
Elmar Schneider e Valmor Griebeler lideram com empate técnico as pesquisas induzida e espontânea. No levantamento induzido, que apresenta aos eleitores os nomes dos candidatos, diz que Schneider está na frente na disputa com 29,0% das intenções de voto. O candidato Valmor aparece logo em seguida com 28,7% – tecnicamente empatados.
Em terceiro lugar está Comandante César com 15,7%. A sequência traz Policial Diego com 7,2%, Paulo Argeu com 6,2%, Denise Goulart com 5,8% e Eduardo Wagner com 4,3%
A pesquisa induzida aponta que 1,3% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato e 1,8% ainda não sabem em quem votar.


Na menção espontânea, onde não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Schneider e Valmor empatam com 28,2% das intenções de voto. Comandante César aparece em terceiro lugar com 15,3%, na sequencia Policial Diego com 7,0%, Paulo Argeu com 6,2%, Denise com 6,0%, Eduardo Wagner com 3,8% e aparece ainda Alves (vice de Valmor) com 0,3%. E 5% dos entrevistados disse que ainda não sabe em quem vai votar.


Rejeição dos candidatos
Elmar Schneider é o candidato menos rejeitado na pesquisa com 5,3%. Em seguida aparecem como menos rejeitados o Comandante César (8,8%) e Valmor (9,7%).
Já, segundo a pesquisa, os mais rejeitados são Denise com 15,3%, Policial Diego com 15,2%, Paulo Argeu com R$ 13,7 e Eduardo Wagner com 10,2%.
E 3,5% relataram que nenhum nome é rejeitado, 16,7% ainda não têm definição e 1,7% não responderam


Definições do voto
A amostra também pediu aos entrevistados sobre a definição do voto e 70,8% disse que o voto está definido, 21,8% respondeu que ainda pode mudar, 3,8% não sabem ainda e 3,5% não souberam responder.
Dados Gerais da Pesquisa
- Realização: Index Instituto de Pesquisas
- Data de realização: 19 a 21 de outubro de 2020
- Margem de erro: 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, num intervalo de confiança de 95%
- Número de entrevistas: 600
- Contratante: JORNAL AGORA NO VALE
- Número do registro: RS-04055/2020
Análise do conteúdo
O economista e consultor em pesquisas Lucildo Ahlert, foi convidado pelo Agora no Vale para comentar a pesquisa. Veja na íntegra sua análise técnica
“A menos de um mês da eleição, as campanhas eleitorais se intensificam e os eleitores começam a definir sua intenção de voto. É, também, um momento em que a sociedade, em especial os candidatos que concorrem, saberem como estão as suas tendências no pleito e quem tem mais chances de ganhar a eleição.
Estrela é o município que está gerando mais curiosidades no Vale do Taquari, pois neste município estão concorrendo para o executivo sete competidores. Isto é algo incomum para o Vale do Taquari. Desta forma, cada pesquisa realizada neste município gera uma grande expectativa.
No entanto, é importante entender que pesquisa de cunho eleitoral capta sempre a opinião das pessoas no momento da realização da pesquisa e não necessariamente consegue prever qual será o verdadeiro resultado no dia da eleição. Através da pesquisa, além do resultado quantitativo do momento, pode-se obter alguns indicadores que permitem fazer conjecturas das possibilidades dos candidatos.
Analisando os dados da pesquisa realizada, observa-se que, no momento da coleta dos dados, dois candidatos estavam disputando a liderança em Estrela. Na forma espontânea, Elmar Schneider e João Schäfer estavam rigorosamente empatados com Valmor e José Alves, tendo 28,2 % das intensões de voto. Já na forma induzida, o resultado numérico apresenta uma pequena vantagem para Elmar Schneider e João Schäfer em relação a Valmor e José Alves, com, respectivamente, 29,0% e 28,7%. Considerando que a pesquisa trabalha com uma margem de erro de 4 pontos percentuais, estatisticamente o resultado mantém as duas duplas empatadas.
Considerando outros aspectos da pesquisa, observa-se que 70,8% dos entrevistados dizem que o seu voto está definido, o que mostra que, aproximadamente, 30% do eleitorado ainda não tomou a sua decisão, o que pode mudar o panorama do resultado da eleição.
Neste particular, observa-se que a dupla Elmar Schneider e João Schäfer apresenta um indicador que pode favorecer a sua escolha, pois apresenta a menor rejeição entre todos os competidores, sendo de apenas 5,3%.”
Mais sobre a INDEX
O Instituto de Pesquisa Index foi criado em 1992, na cidade de Porto Alegre com o objetivo de desenvolver e aplicar pesquisas de opinião pública nos estados do sul do país. Não tem vínculo partidário e tem em sua carteira de clientes os mais diversos partidos políticos e empresas, confirmando sua total isenção, idoneidade e seriedade.
Ao longo de seus mais de 28 anos de existência, o Index tornou-se uma referência em pesquisas eleitorais, administrativas e de mercado, com mais de 2,5 mil pesquisas realizadas. A empresa conta com uma equipe técnica altamente qualificada e especializada, trabalhando sistematicamente, com pesquisas de pequeno, médio e grande porte.
por Redação
redacao@agoranovale.com.br