Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Quatro delegacias do Vale têm cartórios especializados contra casos de maus-tratos


Por Redação / Agora no Vale Publicado 17/04/2025
Ouvir: 00:00

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul tem intensificado o combate aos crimes de maus-tratos contra animais por meio da qualificação de cartórios especializados. Atualmente, 62 unidades no estado já possuem o selo “Delegacia de Polícia Amiga dos Animais”, que reconhece delegacias com estruturas voltadas especificamente para a investigação de crimes contra cães, gatos e outros animais.

No Vale do Taquari, quatro delegacias contam com esses cartórios: Lajeado, Estrela, Arvorezinha e Roca Sales. Nessas unidades, agentes recebem capacitação específica para lidar com esse tipo de infração, otimizando o trabalho de investigação e reforçando a proteção aos animais.

As demais delegacias seguem apurando normalmente os casos de maus-tratos, mesmo sem o selo. A diferença é que, nessas unidades, não há um espaço dedicado exclusivamente à investigação desse tipo de crime.

O selo foi criado em abril de 2021 pela Polícia Civil gaúcha, poucos meses após a aprovação da lei federal que aumentou a pena para maus-tratos contra cães e gatos, que agora varia de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda do animal.

Além dos cartórios especializados, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DEMA), vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), também atua em investigações relacionadas a infrações penais contra animais em todo o território gaúcho.

16173717_539152_GD