Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Polícia Federal indicia 12 Pessoas por tráfico internacional de armas e lavagem de dinheiro


Por Redação / Agora Publicado 14/03/2025
Ouvir: 00:00
903b5cda-3019-4265-8733-fdc34326a5be (1)
Imagem: ilustração

A Polícia Federal (PF) enviou à Justiça o relatório final do inquérito referente à Operação Bersa, que investigou uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de armas e drogas. O inquérito resultou no indiciamento de 12 pessoas por diversos crimes, incluindo tráfico de armas de fogo, tráfico de drogas, associação criminosa para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

A operação teve início em 23 de agosto de 2021, quando duas mulheres foram presas transportando 25 pistolas e 50 carregadores de calibre 9mm, além de dois carregadores de fuzil calibre 7,62. A apreensão das armas desencadeou uma série de investigações, levando à identificação de, pelo menos, outros 10 carregamentos de armas de fogo e transporte de drogas.

Durante a investigação, a Polícia Federal identificou que as armas apreendidas seriam destinadas a uma organização criminosa baseada no Rio Grande do Sul. O esquema criminoso operava em Foz do Iguaçu, no Paraná, e enviava armamentos ilegais adquiridos no Paraguai para o Brasil. Além disso, foi descoberto um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, envolvendo movimentações financeiras realizadas por meio de contas bancárias de interpostas pessoas. Essas transações tinham o objetivo de financiar a aquisição dos armamentos e movimentar o capital da organização criminosa.

Entre março de 2021 e maio de 2022, o grupo movimentou mais de R$ 5 milhões, o que evidenciou a magnitude do esquema criminoso. As investigações seguem com a Polícia Federal aguardando as ações judiciais relacionadas ao caso.