fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Policia Civil e BM realizam operação para combater o tráfico de pessoas


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/07/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

A Polícia Civil e a Brigada Militar participaram de uma ação em Vacaria na noite dessa terça-feira, dia 27. O objetivo é combater o tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, integrando a 7° Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ação adere à iniciativa da campanha do Coração Azul, visando fomentar a difusão de informações sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas, de forma de divulgar boas práticas, promover a sua prevenção e o incremento da Justiça criminal.

Em Vacaria foram realizadas 22 consultas no sistema policial, abordagens e identificação, vistorias em dois locais e dezenas de orientações e uma ocorrência policial por infração no artigo 47 da Lei de Contravenção Penal, por estar exercendo atividade sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício.

O contrabando de migrantes envolve o conhecimento e o consentimento da pessoa contrabandeada sobre o ato criminoso. No tráfico de pessoas, o consentimento da vítima de tráfico é irrelevante para que a ação seja caracterizada como tráfico ou exploração de seres humanos.

O contrabando termina com a chegada do migrante em seu destino, enquanto o tráfico de pessoas envolve, após a chegada, a exploração da vítima pelos traficantes, para obtenção de algum benefício ou lucro, por meio da exploração.