Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Polícia Civil de Roca Sales abre inquérito para investigar fala de vereador considerada racista


Por Redação / Agora Publicado 06/12/2023
Ouvir: 00:00

Vereador Antônio Valesan (PTB) pediu perdão por comentários durante sessão da câmara

A Polícia Civil de Roca Sales, no Vale do Taquari, instaurou um inquérito para investigar a conduta do vereador Antônio Valesan (PTB), conhecido como Pegari, após declarações controversas feitas durante uma sessão da Câmara Municipal na segunda-feira (4). As falas do vereador foram consideradas racistas e geraram repercussão negativa na comunidade. De acordo com a Delegada regional da Polícia Civil do Vale do Taquari, Shana Luft Hartz, o inquérito foi instaurado na tarde de terça-feira, dia 5, e agora serão ouvidas pessoas. Não há previsão de conclusão.

Durante a sessão, o vereador utilizou a expressão “trabalho de gente branca” ao se referir à execução de uma obra no município, afirmando que tal trabalho deveria ser feito com técnica e por pessoas que sabem fazê-lo. As palavras de Valesan desencadearam uma onda de críticas, levando-o a emitir uma “carta aberta à comunidade”, onde ele pede perdão pelo “discurso insensato” e reconhece que não há justificativas para suas declarações.

Valesan criticava o trabalho realizado por uma empresa terceirizada na beira do rio Taquari e expressou preocupações com a qualidade da obra. Apesar do pedido de desculpas, a Câmara de Vereadores de Roca Sales ainda não iniciou nenhum processo interno contra o parlamentar por quebra de decoro parlamentar.

A decisão da Polícia Civil de abrir um inquérito veio após o registro de um boletim de ocorrência contra o vereador por sua fala no plenário. O caso agora será apurado para determinar se houve infração penal nas declarações do vereador.

Na sua carta, Valesan enfatiza o desejo de transformar o ato de preconceito em aprendizado, com a intenção de que erros como o seu não se repitam. A situação ressalta a importância do respeito à diversidade e da responsabilidade na escolha das palavras por figuras públicas.

VEJA VÍDEO (imagens registradas na sessão pública)

Nota do vereador

CARTA ABERTA À COMUNIDADE

Palavras ditas não podem ser apagadas, mas quando equivocadas, precisam ser retratadas publicamente e urgentemente, com humildade em reconhecimento ao erro. Em respeito à comunidade de Roca Sales e a reputação da minha vida, peço perdão em virtude do discurso insensato dito na tribuna da Câmara de Vereadores. Não há nenhuma justificativa que isente esse absurdo. Que todo ato de preconceito se transforme em letramento para que erros dessa natureza jamais se repitam. Esse é o meu desejo e também passa a ser a minha luta na Casa do Povo.

Publicamente, perdão.

Vereador Pegari

Nota de repúdio do Legislativo de Roca Sales