PF encontra celulares escondidos no teto e R$ 350 mil em espécie durante operação na região


Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão no âmbito da operação EmendaFest, voltada para investigações sobre desvios de emendas parlamentares destinadas a um hospital de Santa Cruz, no Rio Grande do Sul.
Durante a ação, um dos alvos tentou ocultar um celular no forro do teto de sua residência, mas o aparelho foi encontrado pelos policiais.
A operação, que envolve 11 mandados de busca e apreensão e dois de busca pessoal, foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal. O alvo principal da ação é um assessor de um deputado do PDT-RS, que, segundo a investigação, estaria envolvido em desvios relacionados à emenda parlamentar destinada ao Hospital Ana Nery, em 2023. O valor seria utilizado para a compra de equipamentos e materiais permanentes para a unidade de atenção especializada em saúde.
Além do celular encontrado, a PF apreendeu mais de R$ 350 mil em espécie durante a operação. Como parte das medidas cautelares, a Justiça determinou o afastamento do cargo e das funções públicas de dois dos investigados.
A investigação segue em andamento, com a PF buscando apurar o destino e os responsáveis pelos desvios nas emendas parlamentares destinadas ao hospital.