PF desarticula grupo criminoso envolvido em receptação de cabos furtados


Nesta terça-feira, 15 , a Polícia Federal deflagrou a Operação Anatólia com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido na receptação qualificada e no comércio ilegal de cabos furtados da TRENSURB (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A.) e das Concessionárias de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e a Força-Tarefa de Fios e Cabos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS.
Cerca de 50 policiais federais e aproximadamente 100 agentes das demais forças de segurança cumpriram 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Federal de Novo Hamburgo.
A investigação começou após uma denúncia da TRENSURB, que apontou a reiterada subtração de cabos nas linhas metroviárias. Esses furtos causaram prejuízos financeiros superiores a R$ 6 milhões aos cofres públicos, além de interrupções no transporte público e riscos de acidentes graves devido à falta de cabos essenciais para o funcionamento seguro das linhas.
Além das forças de segurança, a operação contou com o apoio de servidores da TRENSURB, das concessionárias de energia elétrica RGE e CEEE, e funcionários das empresas de telefonia Claro, Vivo, Tim e Oi.
A operação recebeu o nome “Anatólia”, uma referência à região da atual Turquia, onde foram registrados os primeiros usos conhecidos do cobre, material fundamental nos cabos subtraídos.