fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Força-tarefa neste ano já apreendeu 82 toneladas de alimentos em 44 municípios do RS


Por Redação / Agora no Vale Publicado 20/10/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Compondo a  Força-Tarefa Segurança Alimentar, a Polícia Civil, por meio da  Delegacia do Consumidor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Decon/Deic), participou da fiscalização de 17 estabelecimentos comercias, na cidade de São Gabriel, no período de 17 a 19 de outubro.

A ação resultou  na apreensão de mais de 12,5 toneladas de alimentos e produtos impróprios ao consumo humano. A maioria dos produtos cárneos foram doados a dois zoológicos da região.
A quase totalidade dos estabelecimentos fiscalizados foi autuada, tendo sido também interditada a padaria e/ou açougue de alguns locais.

Conforme autos expedidos durante a ação, estão entre as diversas irregularidades observadas: péssimas condições de higiene nas instalações, carnes e produtos sem procedência comprovada, vencidos, com rotulagem incorreta e/ou armazenados em temperatura inadequada, carnes com alteração no cheiro, cor e textura.

Na quarta-feira, o proprietário de um dos estabelecimentos fiscalizados foi autuado em flagrante por agentes da polícia civil, por esconder mais de 5 toneladas de carnes vencidas em um container e tentar ludibriar a fiscalização. Tal estabelecimento já era reincidente em autuações pela Vigilância Sanitária municipal.

Participaram da fiscalização integrantes do Ministério Público Estadual – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Vigilância Sanitária do município, Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).

As ações já alcançaram mais de 271 cidades gaúchas desde que foram criadas, no ano de 2016. Em 2023, já são mais de 82 toneladas apreendidas em um total de 44 municípios visitados.