Empresas da região são notificadas por irregularidades ambientais
Os locais visitados ficam nas cidades de Venâncio Aires, Santa Clara do Sul, Teutônia, Vespasiano Corrêa e Muçum
Técnicos da equipe do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado Sema/Fepam do Centro Leste, com sede no município de Santa Cruz do Sul, flagraram diversas infrações como a deposição de resíduo industrial (MDF), de poda (material derivado da madeira) e de construção civil em local não licenciado e em Área de Preservação Permanente (APP). As atividades de licenciamento e fiscalização no Vale do Taquari ocorreram na quarta e quinta-feira (15 e 16/5) da semana passada. Os empreendimentos envolvidos foram notificados e comunicados que serão autuados.
Alertados por denúncias, os analistas vistoriaram empreendimentos de setores produtivos como frigoríficos, depósito de agrotóxicos, fábrica de móveis, olarias e serrarias localizados nos municípios de Venâncio Aires, Santa Clara, Teutônia, Vespasiano Corrêa e Muçum. A operação foi realizada em parceria com o Comando Ambiental da Brigada Militar de Estrela.
Os técnicos constataram ainda a realização de atividades produtivas sem licença ambiental, com consequente suspensão delas, bem como o descumprimento de condicionantes para atividades licenciadas no que diz respeito à destinação de resíduos. Além da deposição inadequada, foi evidenciada a queima de resíduos em locais não licenciados para este fim com emissões atmosféricas bastante nocivas à saúde. Esse tipo de operação foi imediatamente cessado, sendo orientada a destinação adequada para local licenciado.
Texto: Catarina Gomes / Ascom Sema