BM alerta para aumento de furtos de veículos
Comandante orienta motoristas com dicas de como ajudar na prevenção
O número de veículos furtados em Lajeado aumentou no mês de abril. E devido a isso, o comando da Brigada Militar de Lajeado emitiu uma nota oficial de alerta aos condutores e também orientações de como auxiliar na prevenção do crime.
De acordo com o comandante major Cássio Conzatti, Comandante do 22º BPM, os carros antigos são os mais visados, pois há menos acessórios e equipamentos que dificultem a ação criminosa.
Assim, a Brigada Militar orienta os condutores e proprietários de veículos em geral, que adotem medidas para prevenir tais delitos, visto que é impossível o efetivo militar estar e guardar os carros em todas as localizações da cidade.
Orientação (FAÇA COM SEU VEÍCULO)
– Use o bom senso ao escolher um local para estacionar. Opte por lugares mais movimentados e abrangidos por videomonitoramento e câmeras de segurança;
– Não deixe volumes no interior do veículo, mesmo que seja uma sacola vazia;
– Não cole adesivos que exponham informações pessoais;
– Não guarde documentos no carro;
– Certifique-se que o veículo está devidamente trancado;
– Utilize dispositivos de segurança visíveis; exemplo: alarmes, travas de direção e “corta corrente”;
– Utilize equipamentos modernos de segurança: bloqueadores, rastreadores e localizadores;
– Se for transitar em lugares desconhecidos, planeje seu itinerário;
– Antes de entrar na sua garagem, fique atento ao seu redor, principalmente com pessoas estranhas a vizinhança;
– Não permaneça no interior do veículo por períodos prolongados; exemplo: conversas, uso de celular (ligações ou até mesmo utilize redes sociais) atividades que tornem os ocupantes distraídos, principalmente a noite e em lugares desertos ou isolado.
Os números
Segundo a Brigada Militar, em relação a 2018, os indicadores de Furto de Veículos são expressivamente menores. Contudo há aumentos em relação aos meses de 2019. Em março e abril foi registrado um aumento de 50%.
De acordo com o comando, para que os números sejam estabilizados e até mesmo para que haja uma diminuição do crime, os motoristas precisam estar em alerta.
A Brigada Militar alega que está atenta ao crime e a procura dos envolvidos.
Redação
redacao@agoranovale.com.br