Novos soldados vão completar efetivos nas cidades menores


Cada cidade deverá ter pelo menos cinco policiais militares. Esse é o critério que definirá para onde vão os 2 mil soldados que se formarão nos próximos dias
Há meses a região presenciou a movimentação e alguns treinamentos dos novos soldados da Brigada Militar, que realizaram o Curso de Soldados em Lajeado. Agora chegou o momento de saber para onde esse efetivo vai efetivamente. Até o dia 10 de agosto ocorrem as formaturas de 2 mil novos policiais militares no RS.
As cidades para onde serão distribuídos ainda não foram divulgadas, mas o governo do RS já anunciou que todas os municípios deverão ter pelo menos 5 policiais militares. Tendo em vista esse critério, os novos soldados devem lotar as guarnições das cidades do interior.
Além disso, foi anunciado que será dada preferencia também para o policiamento 24 horas em todas as estradas estaduais cobertas pelo Comando Rodoviário, tropas especiais e ainda guarnições das cidades com maior índice de violência, nenhuma delas no Vale do Taquari.
Atualmente, o Estado tem 18 municípios com apenas dois policiais militares, 67 com efetivo de três, e 68 com quatro. Dessa forma, a distribuição irá contemplar 153 municípios com 256 novos PMs.
Para onde vão
– 256 devem ser distribuídos para as cidades completarem 5 policiais em cada cidade
– complemento das guarnições do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM)
– reforçar dois Batalhões de Choque em Caxias do Sul e em Pelotas
– 250 policiais militares serão destinados aos 38 Pelotões de Operações Especiais (POEs)
– 1.127 PMs reforçarão os batalhões de 18 municípios com maior número de delitos (nenhuma no Vale do Taquari).
Redação / redacao@agoranovale.com.br
Foto arquivo/ SSP/RS