Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Município lança a Santa Flor com destaque para a agroecologia e a sustentabilidade


Por Redação / Agora Publicado 05/08/2019
Ouvir: 00:00

Solenidade ocorre nesta terça-feira, a partir das 19h, no Salão Paroquial

O propósito de implementar uma cultura de produção e consumo de alimentos saudáveis no município mobiliza a comunidade de Santa Clara do Sul desde julho de 2017, quando o governo municipal decidiu investir num dos segmentes que mais cresce no mundo: a agroecologia.

Desde então vários resultados foram alcançados e o momento é de fortalecer e disseminar esse novo conceito. E uma das etapas ocorre nesta terça-feira, dia 6, com o lançamento da quarta edição da Santa Flor, oportunidade em que o município apresentará as novidades do evento deste ano. A solenidade começa às 19h, no Salão Paroquial.

“O lançamento será uma pequena mostra de quão bela e surpreendente será nossa feira”, enfatiza a presidente da feira, Patrícia Herrmann. A Santa Flor ocorrerá de 19 a 22 de setembro, no ginásio municipal. A corte do evento é formada pela rainha Eduarda Uebel e pelas princesas Estéfani Bald Walter e Jenifer Ruschel.

Patrícia adianta que a quarta edição contará com muitas novidades, entre elas o show nacional com a Família Lima, gastronomia orgânica, salão da sustentabilidade, pub com cervejas artesanais e orgânicas, além de entretenimento para toda família. “A feira também proporcionará muitas oportunidades de negócios, sobretudo no setor da agroecologia”, menciona.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, o objetivo principal da feira é tornar Santa Clara do Sul uma referência em sustentabilidade e produção de orgânicos. “A partir do evento queremos construir negócios de curto e médio prazo, aquecer a economia local, prospectar investidores, fomentar o turismo e, principalmente, evidenciar a diversidade de benefícios e possibilidades da agroecologia”, frisa.

Kohlrausch ressalta que o evento será um espaço singular de debate da cultura orgânica. “A ideia é que o município seja um centro de discussão e difusão do conceito da agroecologia, atraindo consumidores, produtores, expositores, investidores e especialistas na área”, menciona.

Mais do que uma tendência, o prefeito entende que a produção de orgânicos é uma realidade e um processo irreversível. “Acreditamos na alimentação saudável e na sustentabilidade. Tanto é assim que a merenda escolar em Santa Clara do Sul já é 60% orgânica. Também implantamos hortas nas escolas, criamos a nossa feira de agricultores agroecologistas e 15 produtores já estão certificados. Resultados importantes que nos motivam a trabalhar cada vez mais nesse setor”, observa.

A Santa Flor 2019 tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Clara do Sul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sicredi, Baldo SA, Banrisul Seja Vero, Lojas Benoit, Certel, Salva Craft Beer e Roalnet, além do apoio da Embrapa Clima Temperado de Pelotas e da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

por Rafael Simonis