Papa Francisco precisa reaprender a falar, diz cardeal


O papa Francisco, de 88 anos, segue em recuperação no hospital após cinco semanas de internação devido a uma pneumonia dupla. Segundo o cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinário do Vaticano, o pontífice precisa “reaprender a falar” após o uso prolongado de oxigênio de alto fluxo.
Apesar da dificuldade na fala, Fernández negou qualquer possibilidade de renúncia do papa e afirmou que ele está “voltando a ser o que era antes”. No entanto, o cardeal não esclareceu se Francisco consegue ou não falar no momento.
Na última atualização de saúde divulgada pelo Vaticano nesta sexta-feira (21), foi informado que o estado do pontífice permanece estável, com pequenas melhorias na respiração e na mobilidade. O Vaticano confirmou que Francisco não utiliza ventilação mecânica desde segunda-feira, mas ainda recebe oxigênio de alto fluxo por meio de uma pequena mangueira nasal durante a maior parte do tempo.
A Santa Sé ainda não divulgou previsão para a alta hospitalar. Questionado se Francisco estaria recuperado a tempo da celebração da Páscoa, em 20 de abril, Fernández afirmou que não poderia dar uma resposta definitiva.
Nos últimos anos, o papa Francisco enfrentou diversos problemas de saúde e é mais propenso a infecções pulmonares devido a uma pleurisia que teve na juventude, quando precisou remover parte de um pulmão. No início de março, o Vaticano divulgou um breve áudio do pontífice, no qual sua voz soava enfraquecida e com dificuldades para articular as palavras.
A evolução do quadro clínico do papa segue sob observação médica, enquanto a Igreja Católica aguarda sua recuperação.
Fonte: G1