Papa Francisco passa bem a noite, mas quadro clínico segue complexo, diz Vaticano


O papa Francisco, de 88 anos, hospitalizado há 18 dias no Hospital Gemelli, em Roma, “descansou bem a noite toda”, informou o Vaticano nesta segunda-feira (3). O pontífice foi internado no dia 14 de fevereiro com uma crise de bronquite, que evoluiu para pneumonia dupla.
Evolução do quadro de saúde
Na última sexta-feira (28), uma crise respiratória causada por broncoespasmo preocupou a equipe médica, apenas horas depois de uma fonte do Vaticano indicar que Francisco havia saído do estado crítico. O último boletim oficial, divulgado na noite de domingo (2), informou que seu estado era “estável” 48 horas após a recaída, mas o prognóstico ainda era considerado “reservado”.
“Não há, pelo menos aparentemente por enquanto, quaisquer consequências posteriores em relação à crise da sexta-feira passada”, disse uma fonte do Vaticano, acrescentando que o quadro do pontífice segue “complexo”.
Apoio dos fiéis
Em frente ao Hospital Gemelli, fiéis têm se reunido para prestar homenagens ao papa, acendendo velas e deixando flores como sinal de apoio. A Igreja Católica tem incentivado orações em todo o mundo pela recuperação do líder religioso.
Apesar dos problemas de saúde recorrentes nos últimos anos, como dores no quadril e no joelho — que o obrigam a usar cadeira de rodas —, além de cirurgias e infecções respiratórias, Francisco mantém uma agenda intensa e já declarou não ter intenção de reduzir o ritmo de trabalho. No entanto, os médicos recomendam que ele diminua suas atividades.
Inchaço no rosto do papa levanta questionamentos
Nos últimos dias, o público tem notado um inchaço no rosto do pontífice, levantando especulações sobre sua saúde. O Vaticano não forneceu detalhes sobre a causa dessa condição.
Segundo Alessandro Pasqualotto, chefe do serviço de Infectologia do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia, diversos fatores podem estar envolvidos.
— Esse inchaço não parece ter relação com a infecção atual e nem tampouco com os antibióticos que ele possa estar usando. Mas, sim, talvez denote a presença de outra condição de saúde, que não está clara e não está revelada — explicou o médico.
Francisco segue internado sob observação, e novas atualizações sobre sua recuperação são aguardadas nos próximos dias.