Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Dois dias após atentado, Donald Trump anuncia seu candidato a vice em convenção do partido


Por Redação Publicado 15/07/2024
Ouvir: 00:00
J.D.-Vance vice trump – agoranovale-lajeado
reprodução

Ex-presidente dos EUA anuncia J.D Vance como seu companheiro de chapa

Após meses de especulações, o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta segunda-feira J.D. Vance como seu vice-presidente nas eleições de 2024. O anúncio foi feito durante a Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, onde Trump também foi oficialmente proclamado candidato presidencial pelos republicanos, apesar do atentado ocorrido no sábado.

J.D. Vance, senador por Ohio, é conhecido por sua carreira empresarial em Tecnologia e Finanças. Embora inicialmente não fosse um grande apoiador de Trump, Vance ganhou destaque como um eficiente arrecadador de recursos, um aspecto crucial na política americana. Aos 39 anos, ele já serviu no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e foi enviado para o Iraque, antes de completar sua formação em Ciência Política e Filosofia pela Universidade Estadual de Ohio e Direito pela Universidade Yale.

“Após longas deliberações e reflexões, e considerando os imensos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande estado de Ohio”, escreveu Trump em sua rede social. “J.D. teve uma carreira empresarial muito bem-sucedida em Tecnologia e Finanças e, agora, durante a campanha, estará fortemente focado nas pessoas por quem lutou tão brilhantemente”, acrescentou.

Importância da escolha

A escolha de Vance pode definir o principal candidato à nomeação presidencial republicana nas próximas eleições, caso Trump vença em novembro e atinja o limite constitucional americano. O atentado do último sábado aumentou ainda mais o peso dessa escolha, com Trump avaliando que poderia ter sido gravemente ferido ou morto se a bala tivesse atingido um pouco mais à direita.

Outras considerações e favoritos

Antes do anúncio oficial, o senador Marco Rubio era considerado um dos favoritos para a vice-presidência. No entanto, preocupações sobre um possível impedimento eleitoral (a Constituição americana proíbe dois moradores do mesmo estado de compartilharem a chapa presidencial) e a possibilidade de Rubio não conseguir atrair eleitores hispânicos levaram Trump a escolher Vance. Rubio chegou a dizer que estaria disposto a se mudar para Washington, D.C., para se juntar à chapa de Trump, mas seus assessores se recusaram a comentar sobre o assunto.

Precedentes históricos

De acordo com o New York Times, Trump tomou sua decisão final nas últimas 24 horas, uma demora maior do que o usual, mas não sem precedentes. Em 1980, Ronald Reagan negociou com o ex-presidente Gerald Ford por horas antes de escolher George H.W. Bush como seu companheiro de chapa, fazendo o anúncio menos de 24 horas antes de aceitar a nomeação do Partido Republicano.


Fonte: Globo.com