Facção desmantelada pela Draco movimentava R$ 800 mil por ano na região


Inquérito com 1,2 mil páginas foi entregue nesta segunda ao Poder Judiciário
Foi entregue ao Poder Judiciário, nesta segunda-feira, 9 o inquérito policial em que se investigava a organização criminosa desarticulada pela Operação Godfather, desencadeada no dia 9 de outubro pela a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas de Lajeado (Draco) de Lajeado. O procedimento foi remetido à 1ª Vara Criminal da Comarca de Estrela, no qual as diligências foram documentadas em seis volumes, totalizando 1.200 páginas.
As investigações demonstraram que o grupo movimentava mais de R$ 800 mil por ano e era o principal fornecedor de maconha do Vale do Taquari, além de atuar na venda de drogas sintéticas. Mais de 150 policiais integraram a operação contra o tráfico.
As investigações levaram ao indiciamento de 16 pessoas, sendo que dessas, 12 ainda se encontram presas no Presídio Estadual de Lajeado. Até a presente data, três pedidos de Habeas Corpus já foram negados pelo Tribunal de Justiça.
Após 07 meses da investigação, que objetivava desarticular o grupo que se ocupava do tráfico de drogas na região, a Polícia Civil, por meio da Draco, apurou o cometimento dos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico, informante colaborador do tráfico, posse de arma de fogo de uso restrito e posse de arma de fogo com numeração raspada, penas essas que somadas, chegam a totalizar 49 anos de prisão para alguns dos criminosos.