fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Festa de São Cristóvão de Fazenda Vilanova se aproxima de sua 25ª edição

Preparativos finais para a festa no dia 21 já são tomados


Por Redação Publicado 04/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
Festa de São Cristóvão – Fazenda Vilanova – agoranovale-lajeado (1)

Uma das festas mais tradicionais de Fazenda Vilanova chega a sua 25ª edição. É a Festa de São Cristóvão, padroeiro do município e alusiva ao dia do colono e do motorista, que ocorre no dia 21 de julho com vasta programação, com destaque para a procissão motorizada pelas principais ruas de Fazenda Vilanova.

A programação inicia às 9h30min com missa ministrada pelo padre Antônio Hochscheidt Becker na capela da Comunidade São Cristóvão. Em seguida, inicia a procissão motorizada pelas ruas de Fazenda Vilanova. Na Avenida Rio Grande do Sul, em frente ao monumento de São Cristóvão, ocorre a bênção dos veículos. Ao meio-dia, no CTG Pousada dos Tropeiros, será servido almoço, com churrasco servido nas mesas. E, às 14h, inicia a reunião dançante animada pela Banda Kamarillia, sem a cobrança de ingresso.

Festa de São Cristóvão – Fazenda Vilanova – agoranovale-lajeado (1)

A presidente da Comunidade São Cristóvão, Janete Beatriz Rodrigues, convida toda a comunidade regional para participar da programação. “A Festa de São Cristóvão de Fazenda Vilanova é uma das mais tradicionais da nossa região. Contamos com a tua presença para abrilhantar ainda mais este evento”, frisa.

São Cristóvão foi oficializado padroeiro do município por meio da Lei Municipal 35/1997, que institui os feriados municipais, dentre eles o Dia de São Cristóvão, no dia 25 de julho. E por meio da Lei Municipal 1460/2014, a instituição da data e a oficialização do São Cristóvão como padroeiro foi novamente consolidada.

Festa de São Cristóvão – Fazenda Vilanova – agoranovale-lajeado (2)

Saiba mais

A Comunidade Católica São Cristóvão, de Fazenda Vilanova, integra a Paróquia Sagrada Família, de Bom Retiro do Sul, e tem o seu início nos meados de 1994 e 1995, quando realizavam seus encontros da localidade de Conceição e, posteriormente, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso. Em 14 de março de 1996, foram definidos os membros da pastoral e da comissão provisória para a construção da capela no município.

Em 29 de maio de 1997, a comunidade e a capela passam a ser denominadas de São Cristóvão, por ser o padroeiro dos motoristas e por Fazenda Vilanova estar justamente na rota de muitos motoristas. No mesmo ano, é realizada a primeira edição da Festa de Cristóvão, uma festividade pequena na localidade de Conceição e missa celebrada em frente aos caminhões. Nos anos seguintes, a festividade já é transferida para o Centro e vai se tornando uma das principais da região, atraindo fiéis não somente de Fazenda, mas também de outros municípios.

Desde então, a Festa de São Cristóvão ocorre de forma ininterrupta, com exceção dos dois anos da pandemia, quando somente ocorreu a bênção dos veículos. As últimas edições da festa tiveram uma média de participação de 400 veículos e 700 almoços, mostrando a dimensão da festividade.

Para consolidar São Cristóvão como padroeiro, entre os anos de 2001 e 2004 é construído o monumento em homenagem ao santo na Avenida Rio Grande do Sul, em frente à Prefeitura. Além de chamar a atenção dos motoristas que trafegam pela BR-386, o monumento virou palco da fé de Fazenda Vilanova, bem como ponto central para a bênção dos veículos.

——————————————————————

Fonte: Édson Luís Schaeffer/AI Fazenda Vilanova