fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Jogador de Bom Retiro do Sul se destaca no futebol português


Por Redação / Agora no Vale Publicado 10/11/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

A paixão pelo futebol está no sangue do lateral Mateus Quaresma. Filho e neto de jogadores, o atleta de 25 anos segue os passos da família e se destaca no futebol português. Ele está em sua segunda temporada no F.C Arouca e foi um dos destaques na campanha para o clube subir à principal divisão de Portugal. 

Quaresma iniciou os treinos com cinco anos na escolinha de futsal Nota 10, em Bom Retiro do Sul. Com 12 anos, conseguiu uma vaga no Lajeadense graças ao intermédio do pai Duarte Correia, ex-jogador do alviazul na década de 80.

Aos 18 anos, o jovem atleta já atuava no futebol profissional do Lajeadense. Após, teve passagem por outros clubes brasileiros como América (Rio de Janeiro) e Cascavel (Paraná), antes de chegar à Portugal.

Quaresma iniciou a carreira no Lajeadense

Atualmente, Quaresma vive na cidade portuguêsa de Arouca, com uma população estimada em 22 mil habitantes. Como o clube possui 11 jogadores brasileiros e o idioma é o mesmo do Brasil, ele destacou facilidade em se adaptar ao novo país.

Em entrevista ao Agora no Vale, Quaresma conta momentos marcantes da carreira e destaca os objetivos para o futuro profissional.

Entrevista

Agora no Vale – Como foi que ganhou a proposta para ir a Portugal?

Mateus Quaresma – Foi após minha passagem pelo Cascavel, do Paraná. Fiz um estadual muito bom e fui escolhido o melhor lateral esquerdo da competição. Na fase final, haviam sondagens e teve portugueses que vieram para assistir a semifinal contra o Athletico Paranaense. Joguei bem e aí ganhei a proposta.

Jovem atleta foi o melhor lateral do paranaense em passagem pelo Cascavel

Agora no Vale – Por que foi para outro país?

Mateus Quaresma – Sempre foi um sonho meu jogar na Europa. Pra chegar aqui, é muito difícil e nem todos jogadores conseguem esse feito. Foi uma porta de entrada para novos rumos. Fiz uma grande segunda liga e estou com uma primeira liga boa, se Deus quiser, vou seguir esse grande trabalho no FC Arouca.

Agora no Vale – Você ajudou o clube a subir de divisão. Como foi essa trajetória?

Mateus Quaresma – Nós começamos num nível intermediário, estávamos na sétima, oitava colocação, mas sempre tínhamos o objetivo de ficar entre os três com chances para subir. Na fase final, crescemos muito, emendamos nove vitórias seguidas e conseguimos o terceiro lugar. No playoff, jogamos contra o Rio Ave e ganhamos as duas partidas.

Agora no Vale – Qual foi o momento mais marcante da sua carreira até hoje?

Mateus Quaresma – Foi o segundo jogo do playoff contra o Rio Ave. Ganhamos de dois a zero e eu fui muito bem, mesmo com uma lesão no calcanhar. No segundo tempo, fiz uma grande jogada e dei assistência para o gol. Pude ajudar o FC Arouca a subir a primeira liga. Outro momento marcante foi no América do Rio, onde fiz o gol da final do acesso entre América e Americano.

Agora no Vale – Qual a diferença do futebol português ao brasileiro?

Mateus Quaresma – É um pouco diferente a intensidade do jogo. Em Portugal é um futebol mais tático, onde o jogador precisa saber jogar com e sem a bola.

Agora no Vale – Tem algum clube que deseja defender?

Mateus Quaresma – O sonho do meu pai é me ver jogando pelo Internacional, pois toda a família é colorada. Se for da vontade de Deus e acontecer, estou aqui para entrar em um acordo e ir para o Beira-Rio.