fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Ex-atleta de Taquari lança livro para ajudar jovens a se tornarem jogadores de futebol


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

“A vitória de um anônimo” é o título do livro lançado nesse mês por Levino Floriano Horn Neto, 38, mais conhecido nos gramados como Neto Gaúcho. Nas páginas, o ex-atleta de Taquari narra a própria história, faz um comparativo da evolução na formação dos jogadores e dá dicas para se profissionalizar no esporte mais querido do Brasil.

Neto iniciou a carreira no Pinheiros de Taquari, onde jogou até os 19 anos. Após, o zagueiro teve passagens pela Série A do Campeonato Brasileiro em clubes como o Juventude, de Caxias do Sul, e São Caetano, de São Paulo. Também atuou fora, no Defensor do Uruguai.

Time do São Caetano na época em que Neto Gaúcho jogava na equipe paulista

A ideia de escrever o livro surgiu ao se aposentar nos gramados e acompanhar o filho Henrique Horn nos treinamentos. Neto acredita que pode auxiliar pais na relação com os jovens e com os treinadores.

“Quem quer se tornar um jogador de futebol tem nesse livro um material muito embasado”, afirma ao relatar que a publicação passou pelo crivo de olheiros, coordenadores da base e até jornalistas esportivos.

O livro está disponível no site Hotmart, em versão e-book.

Agora no Vale – Fale sobre o nome do livro.

Neto Gaúcho – O maior sonho da minha vida era ser atleta profissional. Eu abri mão de muitas coisas e consegui isso. Para mim foi uma vitória, mesmo não sendo um jogador tão conhecido do grande público como o Neymar, Thiago Silva ou Alisson, por exemplo.

Agora no Vale – O que mudou da tua época de base para a época do teu filho Henrique Horn?

Neto Gaúcho – Comparo como a internet discada dos anos 90 para a internet de fibra óptica. É totalmente diferente, hoje é tudo muito precoce. As marcas esportivas estão atrás de atletas cada vez mais cedo. Se paga pela promessa. Essa precocidade está tamanha que fica cada vez mais difícil sair alguém da várzea, pois para tirar essa lacuna de treinamento se tornou difícil. Hoje não é mais só jogar bola, é preciso saber o que comer, a hora de dormir e o que treinar.

Agora no Vale – Qual a partida mais marcante que jogou?

Neto Gaúcho – Uma das mais importantes que até cito no livro foi um Juventude e Corinthians (Campeonato Brasileiro de 2003). Ganhamos o jogo de 6 a 1 e eu fiz o primeiro gol do jogo e o meu primeiro gol como profissional. A alegria foi maior pois era uma partida que passou na televisão com o Brasil todo vendo.

Na passagem pelo Juventude, Neto Gaúcho atuou ao lado do zagueiro Thiago Silva

Agora no Vale – Quais as dicas que dá para quem é pai de atleta?

Neto Gaúcho – Falo muito de relacionamento. As vezes o pai tenta ajudar cobrando, mas é preciso lembrar que estamos lidando com jovens. Há jeitos de cobrar e é preciso tomar cuidado nessa fase que a criança está formando a parte psicológica e de caráter. Outra coisa é ver se a criança está feliz. Muitos pais querem que o filho se torne jogador, ficam insistindo, mas ele não está feliz em jogar futebol.