fbpx

Com três anos, menino de Lajeado ganha primeiro título no velocross


Por Fábio Kuhn Publicado 14/10/2021

Bento Birck Ayres se tornou vice-campeão da Copa Mamute Velocross nesse domingo. Esse foi o primeiro título do jovem piloto lajeadense de três anos. Ele disputou a competição sobre duas rodas na categoria Mini Moto.

Ao total, a Copa Mamute teve sete etapas disputadas em Vera Cruz. Mesmo sem conseguir participar de uma das corridas, Bento conseguiu a segunda melhor pontuação geral no somatório de todas as etapas.

Orgulhoso com o título, o pai Adronei Ayres, 33, mais conhecido como “Pimenta” destaca que o filho já iniciou a competição andando sozinho. Só precisou de ajuda em alguns trechos com mais barro.

Um dos momentos marcantes da competição foi quando o locutor pediu se o jovem lajeadense era gremista ou colorado. Ele respondeu que era piloto, relembra o pai. “Ele é apaixonado pela moto. Graças a Deus é um esporte que está crescendo muito”, percebe.

Nessa semana, Bento iniciou as aulas de motocross em Colinas. Próximo competição deverá ser disputada em 2022.

Paixão desde o nascimento

Bento e os pais

Antes de pronunciar as primeiras frases, Bento já se equilibrava sobre duas rodas. Da barriga de Clari Birck, 34 anos, no entorno de uma pista de terra, teve o primeiro contato com o Velocross, ouvindo o motor da motocicleta do pai, que é piloto amador.

Ao completar um ano, Bento ganhou de amigos da família uma bicicleta de equilíbrio, a qual dominou meses depois e passou para uma moto monomarcha. Hoje, assiste a vídeos desse esporte, fala das cores de motocicletas, escolhe os pilotos preferidos e reafirma que vai crescer no esporte.

A família mora no Bairro Conventos, em Lajeado. Bento tem ganhou uma página no Instagram onde o leitor pode conferir vídeos, fotos, e os passos do futuro piloto.