Carnaval de Bom Retiro do Sul ocorre no sábado. Inhandava traz samba-enredo sobre emoções


O objetivo do evento neste ano é resgatar a cultura carnavalesca no município
O único desfile de carnaval de rua do Vale do Taquari ocorre neste sábado, na tradicional Avenida Jorge Fett, em Bom Retiro do Sul. O evento inicia às 19h30 e neste ano a organização planeja uma programação pontual e voltada a toda família.
Com o samba-enredo “Divertidamente, o Carnaval das Emoções”, A Inhandava aborda os sentimentos humanos e as memórias da festividade. O presidente da Escola de Samba Inhandava, Rafael Schuh, diz que neste ano o desfile será mais intimista, buscando aproximação com a comunidade.
“A gente reaproveitou muitos materiais. E isso traduz o samba-enredo e o nosso foco deste ano: trazer a história da escola para a avenida, e o sentimento de orgulho e nostalgia no público”, aponta.
Rafael coloca que Bom Retiro do Sul promove o carnaval de rua há cerca de 40 anos. “A história Samba Inhandava se complementa com a da cidade. A agremiação fez nosso município, durante muitos anos, ser reconhecido pelo Vale. Despertar o desejo das pessoas em prestigiar o evento, e até participar da escola no próximo ano, é para que consigamos manter viva essa cultura, tão particular da nossa cidade”, diz.
Os corais e as orquestras
Maira Lautert Scheeren, maestrina e regente dos corais Adulto e Sementes do Amanhã, de Bom Retiro do Sul, afirma que é gratificante para ela participar da inclusão dos corais no Carnaval.
“Cultura é a manifestação de um povo. Os nossos corais representam isso: no Adulto existe uma busca de aprendizado constante. E o Sementes vem para emocionar todo mundo, né. As nossas crianças são incríveis. Para mim é um orgulho enorme ver os pequenos que ingressaram na música comigo cheias de técnica e personalidade durante a apresentação”.
O maestro da Orquestra Municipal e Jovem, Celso Gauer diz que é a primeira vez que participa do Carnaval com as orquestras. “Ver essa democracia na participação de diferentes grupos artísticos para o evento deste ano é muito bom. A gente está preparando um repertório próprio para o Carnaval, com marchinhas antigas. O público vai gostar”, conclui.


PROGRAMAÇÃO
19h30 – Abertura oficial
19h45 – Apresentações: Coral Adulto, Orquestra Jovem, Coral Infantil e Orquestra Municipal
20h45 – Desfile: Escola de Samba Inhandava
22h30 – Grupo Samba Bom
00h30 – Encerramento