fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Grupo Carrefour abre primeira unidade Atacadão na França

Uma das 366 lojas da marca está em Estrela


Por Redação Publicado 21/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

O Carrefour inaugurou a primeira unidade do Atacadão na França, em Aulnay-sous-Bois, uma cidade perto de Paris.

Sucesso fenomenal no Brasil”. Foi assim que o jornal Le Parisien Aujourd’hui en France apresentou a rede. O diário traz uma longa reportagem realizada nos corredores do mercado, na qual ouviu alguns de seus primeiros clientes, encantados com o modelo do “atacarejo”, que aposta em produtos de baixo preço vendidos em grandes quantidades…

No papel, o Atacadão não era visto com bons olhos por todos. A tal ponto que o grupo Carrefour havia anunciado em 2022 uma inauguração em 2023, mas representantes políticos locais em Sevran, cidade inicialmente escolhida para o lançamento do modelo na França, forçaram o grupo a buscar uma alternativa na cidade vizinha.

Temendo impacto no comércio local e, sobretudo, rejeitando a estigmatização como “cidade pobre”, o prefeito de Sevran promoveu em 2023 uma campanha contra a chegada do hipermercado brasileiro. Diante da pressão, o grupo Carrefour decidiu mudar de endereço…

No Brasil

Aqui no Brasil, o Atacadão é o carro-chefe da varejista francesa, contribuindo com quase 70% das vendas gerais nas 366 lojas no país — R$ 17 dos R$ 25 bilhões de receita da empresa. Uma das lojas em Estrela

O motivo de levar o formato à Europa é o mesmo que fez o “atacarejo” ter um boom no Brasil em 2015 e ser tão forte até hoje.

Preços prometidos de até 15% mais baratos em um período de aumento da inflação e diminuição do poder de compra.

Isso porque o modelo de negócio de atacarejo tem um custo menor — as lojas são galpões, o volume de produtos é maior e há menos funcionários — e atende tanto ao cliente final quanto a restaurantes, padarias e mercados locais.

Curiosidade: Essa não é a primeira viagem internacional da marca. O Atacadão também já chegou no Marrocos, mas em modelo de franquia.


#agoranovale