Governo zera tarifa de importação de alimentos como carne e café para conter aumentos


O governo federal anunciou nesta quinta-feira (6) a isenção da tarifa de importação para carne, café, açúcar, milho e azeite de oliva. A medida foi divulgada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, em coletiva de imprensa após reunião com representantes do setor de alimentos. O objetivo é conter a inflação e reduzir os preços desses produtos para os consumidores.
Segundo Alckmin, a decisão começará a valer “em poucos dias”. O anúncio ocorre em um momento de preocupação com a alta nos preços dos alimentos registrada nos últimos meses.
Plano do governo
Antes do encontro com o setor produtivo, Alckmin participou de uma reunião com ministros para discutir estratégias de enfrentamento à inflação dos alimentos. Os chefes das pastas avaliaram que as propostas estavam maduras o suficiente para serem apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu as sugestões na tarde desta quinta-feira.
Além da isenção de tarifas, o plano do governo inclui o fortalecimento dos estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a priorização de financiamentos do Plano Safra para produtos da cesta básica. As medidas visam garantir maior oferta de alimentos no mercado e, consequentemente, aliviar os preços para a população.
Os alimentos que terão os tributos zerados são:
- Azeite: (hoje 9%)
- Milho: (hoje 7,2%)
- Óleo de girassol: (hoje até 9%)
- Sardinha: (hoje 32%)
- Biscoitos: (hoje 16,2%)
- Massas alimentícias (macarrão): (hoje 14,4%)
- Café: (hoje 9%)
- Carnes: (hoje até 10,8%)
- Açúcar: (hoje até 14%)