fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Educação Fiscal é tema de seminário estadual em Estrela

Evento promovido pelo Governo de Estrela e organizado pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM) reunirá mais de 90 participantes de 33 municípios ao longo do dia, com total de seis palestras e outras atividades


Por Redação Publicado 13/03/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Uma gestão de eficiência passa por uma base segura e firmada por uma sólida educação fiscal. E a importância disto é cada vez mais evidenciada por números e reforçada por especialistas, ainda mais quando a necessidade de se adequar à legislação se torna cada vez mais urgente. É dentro deste parâmetro e contexto que Estrela sedia nesta quinta-feira (14) o 1º Seminário de Educação Fiscal de Estrela.

O evento programado para ocorrer a partir das 8h e ao longo do dia, no auditório da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis), reunirá 90 participantes diretos, além de equipe técnicas e palestrantes, representando 33 diferentes municípios de todo o Vale do Taquari e outras regiões do Estado nos mais diversos cargos e posições. 

Auditório da Cacis – seminário

A proposta de um seminário com tal preocupação não é inédito em Estrela, tendo eventos semelhantes já sido realizados em décadas passadas. Agora, promovido pelo Governo de Estrela através da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), e organizado pelo Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM), o evento pretende retomar a discussão. A proposta é promover, ao longo de um dia de atividades e palestras, o diálogo e a troca de experiências sobre a importância da educação fiscal visando o desenvolvimento social e econômico. Também reforçar a importância da conscientização fiscal através do esclarecimento de informações e alternativas contábeis em respeito à legislação. Modelos, campanhas bem-sucedidas e cases de sucesso no campo em questão serão apresentadas, além de uma nova abordagem na fiscalização baseada na educação do contribuinte.

Palestras

As inscrições, que foram limitadas visando uma formação mais direta e pessoal, encerraram antes do previsto. Tem a presença confirmada de autoridades locais e representantes de diversas cidades que atuam no campo contábil, administrativo e empresarial. Para tanto, a preocupação de um painel de conteúdo também à altura. Entre os palestrantes Rodrigo Fantinel, secretário da Fazenda de Porto Alegre, e Matias Huppes, gestor tributário de longa experiência e empresário da área como consultor. Huppes evidencia a participação. “Na nossa visão, o seminário terá como objetivo apresentar um breve histórico da organização tributária antes e depois da reforma tributária. Esclarecimentos com relação ao VAF e IPM desde seu início em 1971 e sua evolução até 2024. E a importância dos municípios se adequarem às mudanças que estão ocorrendo para maximizar suas receitas”, frisa Huppes.

Como já destacou anteriormente Rodrigo Fantinel compartilhará insights sobre as ações desenvolvidas em Porto Alegre, uma cidade reconhecida por seus baixos índices de inadimplência fiscal. Em sua palestra abordará “uma nova forma de fiscalizar baseada na educação do contribuinte, e que resume o foco da gestão: menos atuação e mais participação.” Ele completa. “Estou ansioso para compartilhar essas ideias e trocar experiências valiosas com todos os participantes.” O Secretário da Fazenda de Estrela, Felipe Diehl, comemora a oportunidade oferecida. “Será um dia de formação, troca de experiência, ideias, conhecimentos, em uma verdadeira integração contábil entre profissionais diversos, gestores e palestrantes. Não temos dúvida de que será produtivo a todos, um marco que com certeza terá continuidade”, frisa ele.

 A imprensa está convidada a participar. Mais informações sobre o Seminário de Educação Fiscal de Estrela podem ser obtidas na Sefaz pelo telefone/whats 99565-4423, ou e-mail fiscaliza1@estrela.rs.gov.br. Mais detalhes sobre o Programa de Educação Fiscal do RS no site https://www.educacaofiscal.rs.gov.br/eventos/ 

Programação do evento

Seminário Educação Fiscal – Estrela

08h – Recepção, coffee break e credenciamento dos participantes.

09h – Abertura e boas-vindas com autoridades locais.

09h30 – Palestra: Projetos de Educação Fiscal e diferenças entre Educação Fiscal e Educação Financeira, com Tamara Dentee.

10h15 – Boas práticas locais: “Tenda Legal”, “Programa de Incentivo à Adesão da Nota Fiscal Gaúcha pelos CPM’s das Escolas Municipais”, com Felipe Diehl e Equipe de Fiscalização Tributária de Estrela

11h – Palestra: Uma nova forma de fiscalizar baseada na educação do contribuinte, com Rodrigo Fantinel.

11h45 – Intervalo para almoço.

13h15 – Palestra: Educação e Cidadania Fiscal: um instrumento de justiça e inclusão social, com Luana Ecker.

14h – Palestra: História dos tributos PIT e reforma tributária, com Silvino Huppes e Matias Huppes; e Educação Fiscal/projetos nas escolas com Maria Carine dos Reis Scheuermann (Essencial Assessoria).

14h45 – Palestra: Desafios na elaboração de projetos de educação fiscal com a BNCC e boas práticas em municípios gaúchos, com Giane Maria Zago.

16h30 – Entrega dos certificados e coffee break de encerramento.

______________________________________________