fbpx

Atrasados do INSS: confira se você é um dos 73.198 segurados que têm direito a receber


Por Reportagem Publicado 26/11/2021

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem fazer a consulta pra saber se têm direito de receber os atrasados. O dinheiro foi liberado nessa segunda-feira (22), pela Justiça Federal. É R$ 1,33 bilhão em atrasados do INSS para 73.198 segurados, ganhadores de 71.852 processos. Porém a grande duvida é quem irá receber esses atrasados do INSS 2021.

Receberam os atrasados do INSS os aposentados e pensionistas que ganharam processos judicias contra o INSS. Esses processos são relacionados a pedidos de concessão ou revisão de benefícios relacionados à aposentadoria, BPC (Benefício de Assistência Social), auxílios e pensões. O pagamento acontece para aqueles que receberão a grana por meio das RPVs (Requisições de Pequeno Valor), cujo valor é de até 60 salários mínimos, ou seja, R$ 66 mil em 2021.

Quando os atrasados do INSS serão liberados?

Os tribunais já deram início ao processo de pagamento dos atrasados do INSS em 2021. Mas caso você queira ter direito a este pagamento ainda este ano é preciso verificar se a ordem do seu pagamento foi emitida pelo juiz no mês de outubro. 

O Tribunal Regional Federal da 3ª região (TRT-3), informou que o pagamento começará a ser realizado na próxima semana. Mas é importante ressaltar que não existe apenas uma única data para a liberação dos pagamentos, isso porque cada tribunal fica responsável por organizar e definir seus calendários para fazer o depósito dos atrasados do INSS. 

Como consultar?

Se você quer saber se vai receber atrasados do INSS em 2021, confira o passo apasso:

  • Entre no site do TRF (Tribunal Regional Federal)
  • Clique na opção “Consulta processual”;
  • Depois em “Número do processo”;
  • Selecione a opção “Requisições de pagamento”;
  • Depois na opção “Consultas por OAB, Processo de origem, Ofício Requisitório de origem ou Número de protocolo”;
  • Informe o CPF, 
  • Registre o número do processo;
  • Clique em “Não sou um robô”;

Após fazer a consulta, basta aguardar a liberação dos atrasados do INSS.

Fonte: Jornal Contábil