fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

APL Alimentos e Bebidas assina termo de parceria com Tecnovates

Encontro foi o primeiro encontro presencial pós-eventos climáticos extremos


Por Redação Publicado 25/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
APL tenovales parceria – agoranovale-lajeado.jpg (2)

O Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari reuniu empresários e voluntários para uma interação com a academia. Este foi o primeiro evento presencial após as enchentes de 2024 que impactaram a região. A reunião mensal ocorreu na noite desta segunda-feira (24), no auditório da Tecnovates, em Lajeado.

Durante o encontro, a gerente comercial da área de relacionamento com o mercado da Univates, Cintia Agostini, apresentou os cursos oferecidos pela instituição. Esses cursos são adaptados às necessidades das empresas, com projetos customizados que podem ser presenciais ou realizados nas próprias empresas. O objetivo é empregar e flexibilizar a formação conforme as necessidades específicas de cada negócio.

Cintia também detalhou a plataforma CRIE, que oferece mais de 80 cursos com trilhas de formação. Além disso, foi oferecido um desconto de 30% para as empresas do APL. Na sequência, a Sicredi Integração RS/MG participou da conversa, apresentando linhas de crédito específicas para o arranjo.

APL tenovales parceria – agoranovale-lajeado (8)

Tecnovates

A Tecnovates atualmente conta com mais de 120 empresas parceiras, 45 empresas residentes, incubadas e pré-incubadas, e cerca de 4500 pessoas vinculadas. Nos últimos anos, foram captados mais de 15 milhões de reais em recursos financeiros. A atuação da Tecnovates abrange pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de alimentos, ambiental e energética, saúde e bem-estar, e tecnologia da informação e automação. O parque dispõe de quatro laboratórios, uma arena, espaço compartilhado e infraestrutura para instalação de empresas ou setores.

No evento, foi assinado o termo de parceria entre o APL, por meio da entidade gestora Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT), e a Tecnovates. A parceria prevê a utilização dos serviços e laboratórios da Tecnovates com valores diferenciados, participação em momentos de networking promovidos pelo Parque, acesso a eventos no local e divulgação das ações do Parque. Além disso, concede vínculo com a universidade como associado externo.

De acordo com a reitora da Univates, Evania Schneider, o objetivo é apoiar as empresas e organizações da região para promover o desenvolvimento local. “Geramos muito conhecimento dentro da academia, mas precisamos aproximar nossos pesquisadores das organizações para aplicar a pesquisa e encontrar soluções para as demandas diárias”, afirmou Evania. Ela destacou a importância de somar esforços para enfrentar desafios locais e globais.

Cristiani Reimers, gerente administrativa da Tecnovates, propôs levar o APL como case para dentro das salas de aula, exemplificando associativismo e participação em workshops e oficinas com uma variedade de temas. “As empresas ligadas ao APL vão fazer parte de uma lista onde são divulgados cursos e atividades dentro do parque, além de poderem utilizar equipamentos”, explicou Cristiani.

Após o encontro, o grupo visitou as instalações do parque. Leonita dos Santos Boufet, vice-coordenadora do APL, destacou que a parceria possibilita o nivelamento de oportunidades: “Estamos proporcionando igualdade para empresas que ainda não tinham condições de usufruir do parque.”

——————————————————-

Crédito fotos: Divulgação APL AB VT