fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Prevenção: especialistas vistoriam potenciais áreas de deslizamentos em Santa Clara do Sul


Por Redação / Agora no Vale Publicado 10/05/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
Geólogos agora no vale lajeado santa clara

Nesta semana, uma equipe de profissionais da Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em conjunto com servidores públicos, está realizando uma intensa vistoria em áreas identificadas como propensas a deslizamentos e outros eventos naturais adversos em Santa Clara do Sul. Esta é uma ação idealizada pelo Governo Municipal em resposta às recentes chuvas torrenciais que resultaram na tragédia natural que impactou não apenas Santa Clara do Sul, mas todo o Estado.

Durante a inspeção, os especialistas avaliam a estabilidade do solo, a presença de erosões e o potencial de movimentos de massa, utilizando técnicas avançadas de análise geológica. As informações coletadas serão fundamentais para a elaboração de um plano estratégico de prevenção e segurança, visando proteger as vidas e os bens das famílias que residem nesses locais propensos a deslizamentos ou desmoronamentos.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, o compromisso da administração municipal é priorizar a segurança da população. “O trabalho dos especialistas da UFRGS em vistoriar áreas de risco em Santa Clara do Sul representa um passo significativo na busca por soluções efetivas diante dos desafios impostos pelas condições climáticas extremas”, frisa.

A engenharia ambiental Sofia Moraes, que é especialista em eventos extremos hidrológicos e no mapeamento de áreas e infraestruturas suscetíveis a inundações, destaca a importância desta iniciativa de Santa Clara do Sul em vistoriar esses pontos propensos a deslizamentos. “Este é um trabalho coletivo extremamente relevante e que demonstra a preocupação do poder público em prevenir tragédias e promover a segurança e o bem-estar da comunidade”, salienta.

9ea64b53-b4ab-4a0c-bd30-08eee3e089e0

Especialistas que estão realizando o trabalho:

  • Masato Kobiyama – Hidrólogo. Professor Titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH – UFRGS). Membro fundador do Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais (GPDEN).
  • Nestor Bresolin Jr. – Engenheiro Civil, mestrando em Recursos Hídricos no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH – UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais (GPDEN).
  • Rossano Dalla Lana Michel – Geólogo, doutorando em Geociências no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IGeo – UFRGS). Membro do Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais (GPDEN).