fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Práticas sustentáveis garantem desconto no IPTU em Santa Clara do Sul


Por Redação / Agora no Vale Publicado 24/10/2022
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Com o objetivo de estimular a implementação de práticas sustentáveis no município, voltadas ao cuidado com a natureza, o Governo de Santa Clara do Sul oportuniza uma novidade aos contribuintes neste ano. Quem aderir ao Programa de Consciência Ambiental poderá receber até 15% de desconto extra no IPTU a partir de 2023. Somando aos demais benefícios vigentes, como de Bom Pagador, o desconto no imposto pode chegar a 25% a partir do próximo ano.

De acordo com a secretária de Gestão Estratégica e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, o programa incentiva os empreendimentos e moradores a contribuírem com a preservação ambiental por meio do uso racional dos recursos naturais, proporcionando melhorias no ambiente urbano e fortalecendo a consciência sócio-ambiental da comunidade.

O cadastro no programa pode ser feito até 30 de novembro por meio do site do município (www.santaclaradosul.rs.gov.br), na aba Consciência Ambiental, onde tem todas as informações de como se habilitar para receber o benefício, inclusive das comprovações necessárias para cada item. Mais informações estão disponíveis pelo fone/whats 99975-3574 ou diretamente pelo link https://is.gd/ConscienciaAmbiental.

Segundo o prefeito Paulo Kohlrausch, essa é uma iniciativa inovadora que traz benefícios tanto ao meio ambiente quanto aos contribuintes. “É a partir de projetos como esse que vamos construir um município mais sustentável e feliz”, destaca o prefeito, que em maio deste ano criou a Secretaria Municipal de Sustentabilidade para dar uma atenção especial a esse setor.

Kohlrausch ressalta a importância de os gestores públicos terem preocupação com o desenvolvimento sustentável dos municípios. “O nosso objetivo principal enquanto prefeitos é levar qualidade de vida e bem-estar às nossas comunidades, no presente e no futuro. E isso depende diretamente da manutenção de recursos necessários para a uma sobrevivência saudável das pessoas”, argumenta.

Práticas sustentáveis que dão desconto no IPTU

1 – Sistema de captação da água da chuva: 3% de desconto;

2 – Sistema de reuso de água: 3% de desconto;

3 – Sistema de aquecimento solar: 3% de desconto;

4 – Construções com material sustentável: 3% de desconto;

5 – Sistema de utilização de energia passiva: 3% de desconto;

6 – Sistema de utilização de energia solar fotovoltaica: 10% de

desconto;

7 – Separação de resíduos sólidos, cujo benefício é concedido exclusivamente aos condomínios horizontais ou verticais e que, comprovadamente, destinem sua coleta para reciclagem e aproveitamento: 5% de desconto.

8 – Limpeza anual da fossa séptica: 5% de desconto.

9 – Preservar vegetação no imóvel, em quantidade superior a 5 unidades: 5% de desconto.

10 – Destinação de resíduos orgânicos para compostagem: 5% de desconto.