Secretaria reforça importância da vacinação para prevenir a coqueluche


Marques de Souza – A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a importância da vacinação para a prevenção da coqueluche, uma doença respiratória altamente contagiosa que afeta principalmente bebês e crianças pequenas.
Segunda a secretária Ana Paula Stacke Mertz, a imunização é a principal estratégia para reduzir a transmissão e proteger os grupos mais vulneráveis.
O Ministério da Saúde preconiza um esquema vacinal específico para a prevenção da coqueluche: Vacina Pentavalente – aplicada em três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade; 1º reforço com a tríplice bacteriana (DTP) aos 15 meses e o 2º reforço com a tríplice bacteriana (DTP) aos 4 anos (pode ser aplicada até os 7 anos incompletos).
Além dessas doses, todas as gestantes devem ser vacinadas com a tríplice bacteriana acelular tipo adulto (dTpa) a partir da 20ª semana de gestação. O ideal é que a imunização ocorra até 20 dias antes da data provável do parto, garantindo a proteção do bebê nos primeiros meses de vida.
A vacinação também é recomendada para profissionais da saúde, incluindo aqueles que atuam em ginecologia, obstetrícia, parto, pós-parto, berçários e pediatria, tanto em unidades públicas quanto privadas.
A doença
A coqueluche é uma doença respiratória imunoprevenível, caracterizada por ciclos de circulação hiperendêmica a cada 3 a 5 anos. A transmissão ocorre pelo contato com gotículas de saliva liberadas ao tossir, espirrar ou falar.
Os bebês e crianças pequenas são os mais vulneráveis às formas graves da doença, podendo apresentar complicações sérias, como pneumonia e dificuldades respiratórias.
Sintomas
Em bebês com menos de 6 meses, a suspeita ocorre quando há tosse persistente por 10 dias ou mais, associada a um ou mais dos seguintes sinais:
Tosse paroxística (crises súbitas e incontroláveis de tosse);
Guincho inspiratório (som agudo ao inspirar após a tosse);
Vômitos pós-tosse;
Cianose (coloração azulada da pele devido à falta de oxigenação);
Apneia (pausas na respiração);
Engasgo.
Importante
Em crianças e adultos acima de 6 meses, a suspeita ocorre quando há tosse persistente por 14 dias ou mais, associada a um ou mais sintomas acima.
A coqueluche também pode ser considerada em qualquer pessoa que apresente tosse e tenha tido contato próximo com um caso confirmado laboratorialmente.
Quem deve se vacinar?
Gestantes a partir da 20ª semana de gestação.
Profissionais da educação infantil que atuam com crianças de 0 a menores de 5 anos.
Crianças menores de 5 anos, seguindo o calendário vacinal recomendado.
Fique atento
A vacinação é gratuita e está disponível na Unidade do Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Importante apresentar a carteirinha de vacinação e um documento de identidade.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação