Secretaria prioriza a qualificação e infraestrutura


Marques de Souza – As aulas nas escolas municipais de Marques de Souza já têm data marcada para o início. Na Educação Infantil, as EMEIs Pequenos Passos e Brilho de Infância retornarão no dia 23 de janeiro.
Já os alunos da EMEF Carlos Gomes começarão as atividades letivas no dia 17 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo está em fase de reestruturação da equipe para atender aos 440 alunos matriculados na rede municipal, sendo 290 no Ensino Fundamental e 150 na Educação Infantil, com o apoio de aproximadamente 60 professores.
Conforme a secretária Sibele Thiele, entre as ações planejadas para este ano, destaca-se a qualificação do corpo docente, que contará com oportunidades de capacitação por meio de cursos, feiras, seminários e fóruns. Outra medida fundamental será o chamamento de novos profissionais por meio de concurso público, buscando reduzir a rotatividade de professores e garantir maior estabilidade no quadro funcional.
Novas escolas
Marques de Souza também celebra a conquista de recursos do Programa Calamidades Públicas e Emergências para a construção de duas novas escolas, destinadas a substituir as unidades atingidas pela enchente de maio de 2024.
As novas estruturas, que terão um investimento superior a R$ 13 milhões, serão construídas na área central da cidade e manterão os mesmos nomes das atuais: Escola Municipal de Educação Infantil Brilho de Infância, localizada no Centro, e Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, atualmente no Bairro Cidade D’Água.
Sibele reforça a importância de priorizar os investimentos em infraestrutura e na formação dos profissionais. “Acreditamos que a qualidade da educação está diretamente ligada a esses fatores. Nosso compromisso é oferecer espaços adequados, equipes qualificadas e iniciativas que possibilitem formar cidadãos preparados para enfrentar os desafios do futuro mercado de trabalho, além de alcançar índices de aprovação e reconhecimento que orgulhem nosso município.”
Foto e texto Giovane Weber/FW Comunicação