fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Saiba o que muda com a aprovação do Novo Ensino Médio


Por Redação / Agora no Vale Publicado 10/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
aulas suspensas – freepik – agoranovale-lajeado

A Câmara dos Deputados concluiu a votação da lei do Novo Ensino Médio, que agora segue para a sanção presidencial. A lei prevê um aumento na carga horária obrigatória, a ampliação das disciplinas obrigatórias e mudanças nos itinerários formativos. Agora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode aprovar integralmente, vetar trechos ou vetar tudo

Especificamente, a carga horária obrigatória passa de 1.800 para 2.400 horas, enquanto a carga horária optativa diminui. As disciplinas obrigatórias incluem português, matemática, ciências, e outras, com o espanhol sendo facultativo.

Os itinerários formativos devem focar em áreas específicas do conhecimento, e cada escola deve oferecer no mínimo dois itinerários. A proposta também impõe limites ao ensino à distância e garante escolas noturnas onde houver demanda.

Especialistas têm opiniões diversas sobre as mudanças, com alguns destacando benefícios na ampliação da carga horária e outros preocupados com a qualidade do ensino e a implementação prática das novas diretrizes.