fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Cabeçalho_Agora01
  • Banner_Inspiração-Cacis_Agora-no-Vale_728x90px

Oitavo voo de repatriação: Brasileiros e animais de estimação chegam ao Brasil


Por Redação / Agora Publicado 23/10/2023
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Na madrugada desta segunda-feira (23), o Brasil recebeu o oitavo voo de repatriação de cidadãos procedentes de Israel. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200), da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou às 4h no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. No total, 209 brasileiros que estavam em áreas de conflito, acompanhados por nove animais de estimação, foram resgatados com segurança de Tel Aviv, a capital de Israel.

De acordo com o último balanço do governo federal, desde o início da operação em 10 de outubro, um total de 1.410 brasileiros, além de três bolivianas e mais de 50 animais domésticos, foram transportados do território israelense para o Brasil. Além disso, uma outra aeronave, um VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, encontra-se no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para realizar o resgate de brasileiros.

No domingo passado (22), o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota informando que, levando em consideração as condições locais atuais e o funcionamento regular do Aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, não estão previstos voos adicionais para repatriação de brasileiros em Israel.

No entanto, há um grupo de 30 brasileiros e seus familiares diretos que aguardam a retirada da Faixa de Gaza, onde se encontram abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém contato contínuo com esse grupo, buscando garantir sua segurança e retorno ao Brasil.

A operação de repatriação continua sendo uma prioridade do governo brasileiro, que está empenhado em assegurar a volta de todos os cidadãos brasileiros que se encontram em áreas de conflito e em situações de risco no exterior.