fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Cabeçalho_Agora01
  • Banner_Inspiração-Cacis_Agora-no-Vale_728x90px

Ministério da Educação propõe banimento de celulares nas escolas


Por Redação Publicado 25/09/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
celular escola criança freepik #agoranovale
foto ilustrativa FreePik

O uso de celulares em sala de aula pode estar com os dias contados no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) planeja a criação de uma lei que proíba o uso de dispositivos móveis em todas as escolas, públicas e privadas, em âmbito nacional.

Atualmente, as regras variam entre os estados, mas a proposta do MEC é unificar a regulamentação sobre o tema, criando um padrão para todo o país. A votação do projeto de lei está prevista para ocorrer em outubro, e, se aprovada, os celulares serão proibidos em sala de aula, exceto em casos excepcionais, como atividades pedagógicas que envolvam o uso de habilidades digitais ou para o apoio a alunos com deficiência.

Motivação da proposta

A ideia de proibir o uso de celulares nas escolas é respaldada por um relatório da ONU, que alerta para os impactos negativos dos dispositivos na concentração e no aprendizado dos estudantes. O estudo destaca que a presença constante de smartphones pode prejudicar o desempenho acadêmico, uma preocupação que vem ganhando força mundialmente.

Hoje, cerca de 25% dos países já adotaram alguma forma de restrição ao uso de celulares em ambientes escolares. No Brasil, aproximadamente 30% das escolas, tanto urbanas quanto rurais, já implementaram o banimento.

Debate sobre o impacto dos smartphones

Apesar da crescente adesão à proibição, há quem defenda que o temor em relação ao uso de smartphones na educação é semelhante ao que ocorreu com outras tecnologias no passado, como a televisão e os videogames. Especialistas dessa corrente argumentam que, em vez de proibir, a solução seria educar os jovens sobre o uso consciente dos dispositivos.

De qualquer forma, o Brasil se destaca no uso de celulares entre os jovens. Segundo pesquisas, 95% dos pré-adolescentes e adolescentes brasileiros possuem acesso a smartphones, um número 19% maior do que a média global.