Mais municípios gaúchos com sinal 5G a partir de segunda-feira (23)
Serão beneficiados outros 155 municípios no Estado
A partir de segunda-feira (23), os moradores de 155 cidades no Rio Grande do Sul podem comemorar a ativação do sinal 5G. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), vinculada ao MCom (Ministério das Comunicações), deu luz verde para a liberação da faixa de 3,5 GHz, um passo crucial para a implementação da quinta geração de redes móveis nesses locais.
O impacto se estende a 432 municípios em todo o país, que agora podem usufruir do sinal 5G Standalone. Isso beneficia cerca de 156 milhões de brasileiros, o que corresponde a aproximadamente 73% da população.
Essas autorizações são concedidas após a conclusão da transição da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita, que antes era feita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital, para a banda Ku, liberando, assim, a faixa de 3,5 GHz para o funcionamento do 5G.
Conforme o planejamento atual e o progresso nas atividades de migração e desocupação definido pela Agência, o Brasil está previsto para alcançar 3.677 municípios liberados até junho de 2024. Isso representa um avanço em relação ao plano inicial estabelecido no Edital do 5G.
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências na faixa de 3,5 GHz. Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à entidade Siga Antenado. É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e também pelo telefone 0800-729-2404
Lista das ovas cidades com acesso pode ser conferida no site
_____________________
Fonte e fotos: Ministério das Comunicações
#agoranovale
