fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Espanha vive emergência com nevasca do século


Por Redação / Agora no Vale Publicado 09/01/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Neve e frio de até -30°C em onda polar do Ártico histórica 

Capital da Espanha, Madrid, vive emergência soterrada em neve. Segundo levantamento de dados e imagens da MetSul Meteorologia, pessoas estão presas em carros em rodovias e meteorologistas locais citam maior nevasca da história.

As imagens de Madrid neste sábado mostram 50 a 70 cm de neve em alguns. O frio e a neve decorrem da tempestade Filomena que trouxe neve e fez as temperaturas despencarem desde o começo da semana.

A Agência de Meteorologia da Espanha (Aemet) emitiu alerta vermelho para regiões de Madri, Guadalajara, Cuenca, Albacate, Toledo e Valência.  A previsão do instituto meteorológico da região é de que 20 centímetros de neve se acumulem em 24 horas. Em alguns pontos do país, como na região do vale do Rio Ebro, a altura da neve pode chegar a meio metro.

A Aemet, descreve a situação como “excepcional” e “provavelmente histórica”. A tempestade já se tornou um pesadelo para os moradores. Na capital, bloqueada pela neve, o serviço público de ônibus não funciona, a coleta de lixo foi suspensa e o prefeito José Luis Martínez-Almeida pediu para a população não sair de casa. Centenas de pessoas estão presas em seus automóveis em ruas e estradas de Madrid. As autoridades locais pedem ajuda do Exército.

Fonte MetSul Meteorologia