Eclipse solar anular será visível parcialmente no RS nesta quarta-feira (2)
O terceiro e último eclipse solar de 2024 ocorrerá nesta quarta-feira, 2 de outubro, e será do tipo anular, fenômeno em que a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, ocultando parte do disco solar e criando um efeito visual conhecido como “anel de fogo”. Este evento astronômico, aguardado com grande expectativa, será visível principalmente no sul da América do Sul, incluindo algumas regiões do Brasil.
Embora o eclipse seja mais evidente em locais como o Chile e a Argentina, os moradores do Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, terão a oportunidade de observar o fenômeno de forma parcial. O evento, que começa no Havaí e se estende por mais de 14 mil quilômetros sobre os oceanos Pacífico e Atlântico, será apenas parcialmente visível em terra, incluindo regiões como a Ilha de Páscoa, no Chile.
Visualização no Rio Grande do Sul
No Brasil, o eclipse será observado de maneira mais clara e com maior duração nas regiões ao sul, especialmente no Chuí. Apesar de não ser possível ver o “anel de fogo” completo, os moradores dessas áreas poderão acompanhar o fenômeno astronômico com boas condições de visualização. Outras regiões do Estado também terão uma visão parcial, embora menos intensa.